Novo Mundo Artigo

Colunista: Jackelyne Dutra – CRMV-GO 05767

O nome correto do espirro reverso é respiração paroxística inspiratória. O espirro reverso consiste na inspiração rápida forçada de grande quantidade de ar por via nasal, produzindo um “ronco” alto e característico – durante os episódios, que podem ser curtos ou durar até mais de 1 minuto, o cão geralmente fica em pé ou sentado, cotovelos abertos, estica a cabeça e pescoço horizontalmente ou mesmo verticalmente, os olhos ficam saltados e o abdomen contrai e relaxa como antes de vomitar. O som ocorre na entrada do ar nos pulmões.

O tempo de duração desse espirro pode variar bastante, de alguns poucos segundos para até 2 minutos. Após esse episódio os cachorros voltam a espirrar normalmente.

Basicamente o espirro reverso tem a função semelhante ao espirro – desobstruir ou eliminar qualquer elemento irritante das vias aéreas superiores, geralmente da região nasofaríngea. Esses agentes irritantes podem ser por pólen, poeira, perfume, etc. Pode ser ainda por excitação, ou mesmo sem razão aparente.

Apesar de poder acontecer em todas as raças de todos os tamanhos, os eventos acontecem mais em raças de porte pequeno.

Espirros reversos são causados por um espasmo na garganta e no palato mole. Pode ser causado por uma irritação na área da garganta, faringe ou na laringe. Não é algo que deva preocupar demais o dono, pois não é uma doença e não causa nenhum risco ao cão. Porém, ninguém gosta de assistir seu melhor amigo passar dois minutos sem conseguir respirar direito.

Para parar com o espirro reverso, tampe com os dedos as narinas e ou massageie de leve a garganta estimulando o movimento de deglutição, assoprar delicadamente o nariz também pode ajudar. Mantenha a calma, os animais podem ficar mais estressados em consequência da reação dos donos. Converse com seu Médico Veterinário para dar o diagnóstico correto e investigar sobre a saúde de seu animal.

Colunista: Jackelyne Dutra – CRMV-GO 05767
Jornalismo Portal Panorama
Foto Capa: Internet

Aviso importante:
O conteúdo exibido nesta seção (COLUNA), apresenta caráter meramente informativo. O Portal PaNoRaMa não se responsabiliza pelo conteúdo dos colunistas que assinam cada texto, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal PaNoRaMa se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins.

Deixe uma resposta

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui