Novo Mundo Artigo

Colunista: Jackelyne Dutra – CRMV-GO 05767

Hemobartonelose é uma doença infecciosa causada por uma rickettsia (gênero de bactérias carreadas por parasitas como carrapatos, pulgas e piolhos) a Haemobartonella felis. Esta bactéria invade os eritrócitos (células vermelhas do sangue) causando sua destruição. A transmissão se dá através da picada da pulga, pela placenta e transfusão de sangue, e a mortalidade nos animais não tratados pode exceder 30%.

A Haemobartonella felis é um parasita microscópico que invade as células vermelhas do sangue causando sua destruição e, conseqüentemente, levando ao surgimento de anemia. A anemia é regenerativa, pois não causa dano à medula óssea, o que deve ser levado em conta na hora do diagnóstico.

Os sintomas apresentados se desenvolvem em função de um quadro anêmico que a doença provoca, tais como: apatia, prostração, febre, esplenomegalia (aumento do baço), mucosas descoradas e ictéricas (amareladas) e perda de peso em função da redução do apetite. Mas cuidado! Em muitos animais, a doença pode ser assintomática, mesmo se o animal é portador do agente. Isto acontece normalmente enquanto a imunidade do animal está ativada, pois, do contrário, ele passa a manifestar sintomas.

O exame mais utilizado para confirmação do diagnóstico de Haemobatonella felis é o hemograma.

Quanto à prevenção, não há imunização específica para esta doença, ou seja, não há vacinas, no entanto, um bom controle das pulgas do animal associado a uma vida regrada e com qualidade (boa alimentação, controle de parasitas intestinais etc.) e utilização de medicamentos sempre prescritos por profissionais habilitados são importantíssimos para que o animal diminua a possibilidade de contágio do microrganismo e também tenha um sistema imunológico sempre ativo.

Foto: Reprodução/Internet

Colunista: Jackelyne Dutra – CRMV-GO 05767
Jornalismo Portal Panorama
Foto Capa: Internet

Aviso importante:
O conteúdo exibido nesta seção (COLUNA), apresenta caráter meramente informativo. O Portal PaNoRaMa não se responsabiliza pelo conteúdo dos colunistas que assinam cada texto, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal PaNoRaMa se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins.

Deixe uma resposta

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui