Gostou? Então ajude a divulgar. Compartilhe!

Foi iniciado ontem 1º de maio, a campanha de Vacinação contra Febre Aftosa, a qual se estenderá até o dia 30. Durante este período todos os animais bovinos e bubalinos existentes nas propriedades rurais deverão ser vacinados. Ao todo, de acordo com a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), deverão ser vacinados mais de 22 milhões de cabeças em todo o estado de Goiás.

Os rebanhos brasileiros não apresentam a aftosa há mais de uma década. O último foco da doença no país foi registrado em abril de 2006. A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) vai declarar, oficialmente, o Brasil como país livre da febre aftosa com vacinação em junho.

Lembrando que quando for realizar a declaração de vacinação da aftosa, o produtor deve fazer a comprovação semestral da vacinação contra brucelose do total de fêmeas de bovinos e bubalinos de 3 a 8 meses de idade. A declaração de vacinação deve ser encaminhada à Agrodefesa até o quinto dia útil após o final da campanha, podendo este procedimento ser feito online no site da Agência, ou por meio de formulário impresso.

Quem não imunizar os animais pagará multa compulsória e terá a propriedade bloqueada. Além disso, terá que fazer a vacinação assistida por fiscais da Agrodefesa.

Foto Capa: Vânia Santana
Jornalismo Portal Panorama

Gostou? Então ajude a divulgar. Compartilhe!
Novo Mundo AQ728x90

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here