Gostou? Então ajude a divulgar. Compartilhe!

Dra. Deborah Christina de Souza Ferraz CRO-GO 11.058

RESPONDE!

O invisalign é um aparelho transparente que pode ser removido ao comer e fazer higiene dental. Com os mesmos resultados de outros tipos de aparelhos ortodônticos, ele tem ganhado a preferência nos consultórios, além de ser discreto e praticamente invisível.

A tecnologia invisalign é importada dos Estados Unidos, e, por isso, para optar por esse tratamento, deve-se buscar um ortodontista credenciado e habilitado pela empresa.

Esse tratamento é indicado para quaisquer problemas que seriam resolvidos pelos aparelhos comuns, como nos casos de desalinhamento dos dentes e de dentes separados (diastema).

O que diferencia o aparelho invisível do tradicional?

As principais diferenças entre o aparelho tradicional e o invisível estão na estética, na flexibilidade e no conforto. Enquanto o primeiro normalmente precisa de fios metálicos e bráquetes, o invisalign é feito de um molde especial para seus dentes, de um material que dispensa os componentes tradicionais, que podem causar irritação e machucados na boca.

Por isso, o invisalign costuma ser mais confortável que outros tratamentos. Ainda, o seu material transparente é praticamente invisível, o que o torna uma opção melhor do que os próprios aparelhos estéticos, fabricados para serem mais discretos.

Outra diferença fundamental está no fato de que o invisalign é removível, enquanto as opções tradicionais normalmente são fixas. Isso pode tornar o tratamento mais flexível e pouco invasivo.

Quais os benefícios do invisalign?

Os principais benefícios do invisalign incluem conforto, estética e flexibilidade, que podem ser aproveitados por pacientes de todas as idades. Saiba mais:

  1. Estética
    Feito de material transparente, esse tipo de aparelho é considerado praticamente invisível. A partir de um molde feito especialmente para sua arcada dentária, ele é encaixado facilmente na boca e se confunde com os dentes.
    Além disso, por ser removível, você pode retirá-lo para ir a uma festa ou evento social, por exemplo. Mas é importante destacar que ele deve ser usado na maior parte do dia.
  2. Facilidade de higienização
    Uma reclamação comum nos consultórios está relacionada à dificuldade de higienização dentária por quem usa aparelho. Os bráquetes, fios, bandas e elásticos costumam dificultar a escovação e o uso de fio dental.
    Já como o invisalign é removível, ele pode ser retirado para a escovação, eliminando dificuldades encontradas por quem opta pelos aparelhos tradicionais.
  3. Conforto
    É comum os pacientes apresentarem desconfortos na boca e nos dentes após colocar um aparelho ortodôntico. Além da dor causada pela própria pressão exercida nos dentes para que eles sejam alinhados, as estruturas dos aparelhos costumam causar irritações, aftas e machucados.
    Esses problemas são reduzidos com o invisalign, uma vez que ele é fabricado com um material único e não apresenta componentes que causam desconforto.
  4. Flexibilidade
    Além da possibilidade de retirar o aparelho, optar por um tratamento de invisalign pode ser a solução para quem tem agenda muito cheia.
    A manutenção desse aparelho costuma acontecer de 6 a 8 semanas, contra as 4 semanas tradicionais das opções mais comuns. Isso porque, a cada consulta, o dentista entrega um conjunto de aparelhos que devem ser usados naquele período.
    O retorno acontece para acompanhar o andamento do tratamento e para a entrega do kit para o próximo período, sendo menos frequente do que os tratamentos tradicionais.
  5. Solução sob medida
    Cada paciente do tratamento invisalign recebe um aparelho feito sob medida para cada arcada dentária e seus problemas.
    Na consulta de avaliação, o dentista tira fotografias e faz moldes que são enviados para o exterior para que a empresa responsável pela tecnologia produza o conjunto de aparelhos — também conhecido como alinhadores. Com essas informações, um software faz um planejamento personalizado do tratamento.
    Após essa etapa, os alinhadores são enviados para o dentista credenciado, no Brasil, e ele vai entregar o kit para ser usado naquele período e acompanhar o tratamento. Os aparelhos devem ser trocados a cada 10 dias e, em cada consulta, o paciente recebe a quantidade necessária de alinhadores.
  6. Acessibilidade
    No início, uma das principais barreiras de uso do invisalign era o preço, mas, hoje em dia, esse tratamento está mais acessível para quem sonha em conseguir um sorriso perfeito com mais flexibilidade.
    Outra vantagem é que, desde o início, o paciente pode ter uma previsão da duração do tratamento, uma vez que a simulação em software fornece o tempo aproximado e, consequentemente, quantos alinhadores deverão ser usados.
  7. Não tem emergência
    O invisalign não tem risco de emergência. Ao contrário de outros aparelhos que podem quebrar os bráquetes e machucar a gengiva do paciente, que muitas vezes tem que procurar o dentista fora da manutenção prevista, o invisalign não tem esse risco. Seu material é confortável, resistente e com sistema de liberação de força eficiente e controlada.

Drª. Deborah C. de Souza Ferraz – Odontologia – CRO 11.058 GO
Clínica Geral/Cirurgiã Dentista/Especialista em Ortodontia
(64) 3631-8905 ou (64) 9 9933-7294
Espaço Saúde – Av Dorival de Carvalho, 1187 Centro Sala 104 Jataí/GO

Foto Capa: Internet/Divulgação
Jornalismo Portal Panorama

Gostou? Então ajude a divulgar. Compartilhe!
Novo Mundo AQ728x90

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here