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Muitas pessoas treinam pesado e mesmo assim reclamam de não ganhar massa muscular ou simplesmente de não conseguir emagrecer. Às vezes culpam o treino, enlouquecem o treinador para mudar a ficha e treinam mais do que o necessário que o corpo precisa pro dia. O que essas pessoas não sabem é que não conseguem resultados porque sua alimentação certamente está incorreta, seja no pré ou no pós treino. É essencial alimentar-se equilibradamente para que o corpo tenha energia e também queime calorias.
Mas tenha em mente que não é qualquer alimento. Alguns devem ser priorizados para obter-se um melhor resultado do treino e outros devem ser dispensados. Veja algumas dicas do que comer antes e depois de malhar:

Alimentação pré-treino:

  • Proteínas: as proteínas são excelentes alimentos para uma boa recuperação do tecido muscular. Nesse item incluem-se ovos, peixes, frango, etc.
  • Carboidratos de fácil digestão: esse tipo de alimento ajuda o corpo a gastar bastante gordura e açúcar durante o treino. Aqui entram a batata-doce, a tapioca, as frutas, mandioca, etc.

Alimentação pós-treino:

  • Proteínas novamente: para o pós-treino elas também são essenciais. Consuma carnes, ovos, queijos, iogurtes, leite, soja, grão de bico, lentilha, etc.
  • Carboidratos: após o treino intenso, o carboidrato é obrigatório pois ele repõe os estoques de energia além de preservar a massa magra. O arroz é uma ótima pedida para esse momento.

Lembre-se também de tomar muita água para se hidratar e evitar gorduras em excesso no pré-treino. Alguns suplementos também podem ajudar no ganho de massa muscular e o ideal seria um BCAA no pré-treino além do Whey Protein no pós. Seguindo essas dicas tenho certeza que você obterá muito mais sucesso com o seu treino.

Flávia Menezes
Jornalismo Portal Panorama

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