Sabe aquela vontade difícil de ignorar que vem de comer um docinho após o almoço, ou um pedaço de bolo de chocolate meia hora após o lanche da tarde? Pois é. Isso é gula, e em nome da saúde e do peso ideal, é preciso reeducar o corpo para não senti-la mais.

Fome é diferente de vontade de comer. Ela aparece quando o corpo precisa de energia para sobreviver. Existe uma série de mecanismos no nosso organismo chamados de homeostáticos e eles são responsáveis por manter o equilíbrio no corpo e dessa forma, avisam o cérebro através de sinais, que precisamos dessa energia. Os sinais vêm através de sensação de vazio no estômago e/ou dores, dores de cabeça, mal estar, entre outros sinais. Isso é fome.

Já a vontade de comer, ou a gula, aparece quando mesmo saciados, sentimos vontade de ingerir alimentos calóricos e cheios de açúcar. Isso se dá porque esse tipo de substância está ligado com áreas do cérebro que oferecem sensação de prazer e bem estar.
Certo, mas qual é o problema nisso? Comer um brigadeiro todos os dias após o almoço e o jantar não é tão ruim assim, certo? Errado! O problema em fazer isso se encontra no aumento considerável de peso. Todos sabem que se alimentar desregradamente e em exagero, faz mal para o corpo. O organismo precisa apenas estar saciado. Comer além do que ele precisa vai resultar em obesidade e consequentemente a ela, inúmeros outros problemas de saúde.

Para driblar esse probleminha não é muito fácil, mas também não é impossível. Tudo parte de uma reeducação alimentar e corporal, para que seu corpo se acostume a comer nas horas certas. Existem algumas coisinhas que você pode fazer para vencer a gula como manter-se bem hidratado pois muitas vezes a sede se confunde com a fome, praticar exercícios físicos, evitar distrações na hora de comer, anotar tudo o que come durante o dia, comer frutas, verduras e alimentos que ajudam a saciar e matar a vontade de comer doces e massas, etc.

Lembre-se que ninguém precisa de deixar de comer aquilo que está com vontade. Um sorvetinho, um chocolate ao leite ou um pedaço de bolo não fazem mal a ninguém, desde que consumidos moderadamente. Reeduque-se e seja feliz.

Flávia Menezes
Jornalismo Portal Panorama

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE