Gostou? Então ajude a divulgar. Compartilhe!

Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) realizou nesta segunda-feira, 09 de abril, durante a Tecnoshow Comigo, em Rio Verde (GO), a primeira reunião de 2018 da Comissão das Produtoras Rurais. O encontro reuniu cerca de 200 produtoras rurais de vários municípios, como Rio Verde, Mineiros, Piranhas, Arenópolis e Caiapônia, entre outros. Duas convidadas falaram sobre suas experiências bem sucedidas neste meio: a esposa do senador Ronaldo Caiado, Gracinha Caiado, que assumiu, aos 24 anos, o comando da fazenda da família – localizada na Bahia – com a morte repentina do pai, e a pecuarista de Rio Verde, Verena Bannwart.

O presidente da Faeg, José Mário Schreiner, prestigiou o encontro e reconheceu a expressividade da presença feminina no agronegócio. “Nós temos tido a grata satisfação de ver cada dia mais crescer a participação da mulher no meio rural. Há poucos anos atrás, era menos de 10% e hoje nós temos mais de 30% das propriedades rurais em Goiás e no Brasil já com alguma participação da mulher. É importante a gente ver isso acontecendo, pela sensibilidade, pela responsabilidade, pelo carinho com que a mulher toca os negócios”, afirma.

Desafio

A presidente da Comissão, Solange Duarte, tem como desafio ampliar o número de comissões de mulheres no agro nos municípios goianos com o apoio dos sindicatos rurais. “A gente tem esse desafio, porque a motivação vem lá nos municípios, onde tem os problemas. As mulheres podem crescer muito no município, com essas comissões podemos trabalhar no agro e também o social de cada município, melhorando a qualidade de vida da população”, conclama.

Uma preocupação demonstrada por Solange refere-se ao problema da sucessão na administração das propriedades rurais. A falta de interesse dos jovens pela vida no campo representa uma ameaça para os negócios dos pais. “No campo, a gente enfrenta muito a questão da sucessão familiar. Hoje muitos produtores rurais não têm pra quem deixar o patrimônio. Os filhos hoje não querem dar continuidade”, lamenta.

Também presente na reunião, o senador Ronaldo Caiado concorda com o protagonismo que as mulheres vêm desenvolvendo no campo. “As últimas estatísticas demonstram que as mulheres hoje estão quase ocupando boa parte parte da administração das atividades rurais. Isso mostra a maneira minuciosa, a determinação, a organização que a mulher tem no seu dia a dia dentro da sua própria casa, educando seus próprios filhos. Esse, sem dúvida nenhuma, é um espaço que cada vez mais será ocupado pela mulher”, diz.

Fonte / Foto: Faeg
Jornalismo Portal Panorama

Foto: Divulgação
Gostou? Então ajude a divulgar. Compartilhe!
Novo Mundo AQ728x90

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here