Gostou? Então ajude a divulgar. Compartilhe!

Colunista: Jackelyne Dutra – CRMV-GO 05767

É importante que a hora do banho do animal, seja a mais agradável possível, principalmente quando o animal é jovem e precisa se acostumar com banhos frequentes.

A pessoa que está dando o banho deve estar calma e confiante, para passar segurança ao animal. Muitos animais demonstram um comportamento agressivo, mordendo e lutando para não ficar no banho. Para lidar com essas mordidas, você pode usar uma focinheira até que ele se sinta mais confortável no banho. Aos poucos, seu pet irá relaxar e confiar em você. Não brigue ou fique muito nervoso com o animal, quanto mais calmo você estiver com a situação, ele também estará.

Organize tudo com antecedência para o banho, shampoos, escovas, secador, pentes, toalhas, etc… Leve seu animal para passear, para que ele faça suas necessidades antes do banho.

No caso do cão, leve uns petisquinhos para recompensá-lo a cada atitude correta na hora do banho. Opte por lugares fechados, se for no banheiro feche a porta. Ideal colocar um tapete de borracha para que não haja escorregões.

A água deve estar em temperatura ambiente, ou levemente aquecida, principalmente para animais filhotes, idosos ou gatos. É importante tapar as orelhas do animal com algodão para não entrar água. Evitar que vá espuma nos olhos do animal e nas narinas.

Utilize shampoo específico da espécie e para o tipo de pele. Após o banho, secar bem com uma toalha e depois com secador. Não deixe o secador na temperatura máxima e nem muito próximo a pele para não queimar seu animalzinho. Utilize um fluido desembaraçador de pelo e uma rasqueadeira para penteá-lo. Faça carinho e seja gentil com seu bichinho.

Tem animais que são alérgicos a perfumes (de animais), nesse caso não utilizar.

É indicado dar banhos em cães de pelo muito longo, ou que vivem dentro de casa, de 15 em 15 dias. Porque a barreira de proteção da pele fica comprometida com banhos frequentes. E animais como gatos e cães de grande porte 1 vez ao mês. Não se esqueça de utilizar uma ampola após o banho, para hidratar a pele de seu animal, especialmente aqueles que tem caspa, pele ressecada e são alérgicos. Filhotes que não possuem todas as vacinas V10 (cães) ou V5 (gatos) não devem tomar banho em pet shop para não ter contato com outros animais. Por isso, é recomendável que ele tome seus banhos em casa, até completar pelo menos as 3 doses de vacinas enquanto filhote.

Colunista: Jackelyne Dutra – CRMV-GO 05767
Jornalismo Portal Panorama
Foto Capa: Vânia Santana

Aviso importante:
O conteúdo exibido nesta seção (COLUNA), apresenta caráter meramente informativo. O Portal PaNoRaMa não se responsabiliza pelo conteúdo dos colunistas que assinam cada texto, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal PaNoRaMa se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins.

Gostou? Então ajude a divulgar. Compartilhe!
Novo Mundo AQ728x90

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here