Gostou? Então ajude a divulgar. Compartilhe!

Colunista: Jackelyne Dutra – CRMV-GO 05767

Assim como em humanos não é recomendável a automedicação, em animais também não, principalmente com medicamentos humanos! Muitas pessoas, leigas, acham que estão ajudando o animalzinho e com algumas doses a mais ou medicamentos errados podem até matar seu animalzinho.

Muitos medicamentos humanos são tóxicos para os animais, tanto os cães quanto os gatos. Porém os felinos possuem um metabolismo muito peculiar. Seu fígado é diferente do homem e dos cães e por isso alguns fármacos (medicamentos) demoram muito mais tempo para serem metabolizados pelo fígado. Isso significa que ele fica circulando pelo corpinho do gato por mais tempo antes de ser totalmente eliminado.

Outra peculiaridade nos gatos é quanto às suas hemácias (glóbulos vermelhos) que são mais suscetíveis à oxidação da hemoglobina quando comparada com hemácias do homem e do cão.

A oxidação da hemoglobina é um processo natural em até certo ponto, mas em excesso pode levar à deficiência no transporte de oxigênio para os tecidos, causando o que chamamos de hipóxia e morte das hemácias (hemólise). Alguns medicamentos causam essa oxidação em excesso e pode levar o gato a óbito rapidamente por hipóxia e hemólise. Sua língua e mucosas ficam arroxeadas e a respiração ofegante.

Essas são as principais peculiaridades que podem levar um gato a um quadro de intoxicação medicamentosa. Vamos listar então alguns medicamentos de uso humano ou canino que podem ser tóxicos para os gatos dependendo da dose e alguns que devem ser evitados em qualquer dose:

  • PARACETAMOL (acetominofeno):

Nomes comerciais mais comuns: Tylenol, Naldecon, Sonridor, Cimegripe e Vick Pyrena.

Analgésico e antitérmico de uso humano. Causa nos gatos oxidação de hemoglobina, hemorragia por hemólise e insuficiência hepática. Qualquer dose é capaz de prejudicar o gato e até leva-lo a óbito. Os sintomas de intoxicação são: vômitos, língua e mucosas arroxeadas ou acastanhadas, dificuldade respiratória, salivação em excesso, urina acastanhada, edema em face e membros, choque e morte.

  • IBUPROFENO:

Nomes comerciais mais comuns: Alivium, Advil e Buscofen.

Anti-inflamatório, antitérmico e analgésico de uso humano. Causa nos gatos hemorragia gastrointestinal, insuficiência renal e hepática e alterações no sistema nervoso central.

  • ÁCIDO ACETILSALICÍLICO (AAS)

Nomes comerciais mais comuns: AAS, Aspirina e, Coristina D.

Anti-inflamatório, antitérmico e analgésico de uso humano. Em altas doses causa hemorragia, insuficiência hepática e acidose metabólica (diminuição do pH do sangue). O animal intoxicado apresentará febre, respiração acelerada, vômitos, convulsões, sangue nas fezes, diarreia, coma e morte.

  • PERMETRINA 

Nomes comerciais mais comuns: Advantage Max III, Garma IGR, Defendog e Pulvex, Butox. São usados no tratamento tópico contra pulgas e carrapatos em cães.

O que causa nos gatos? Alterações no sistema nervoso central e periférico.

Os sintomas da intoxicação são tremores musculares, ataxia, salivação intensa, dilatação de pupilas e convulsões. Também quando ingerido os sintomas são piores e mais rápidos.

Obs: a Deltametrina causa sintomas de intoxicação semelhante, por isso deve ser evitada em gatos também. Coleira para cães Scalibor e sarnicida Escabin de uso humano contém deltametrina.

  • Xampu a base de Alcatrão (Sebotrat -O®, Ionil T®, Politar®)
  • Xampu com Benzoato de Benzila (Acarsan®)
  • Xampu com Ácido salicílico.
  • Xampu com Sulfeto de Selênio (Selsun Ouro®, Selsun Azul®)
  • Peróxido de Benzoila – usar com cautela (Peroxidex®, Sana Dog®, Pertopic®)
  • Levamisol (Ascaridil®)
  • Azatioprina (Imuram®)
  • Piridium®
  • Diclofenaco potássio (Cataflan®)
  • Diclofenaco sódico (Voltaren®)

Lembre-se de nunca usar medicamentos, quer seja para gatos ou para cães sem consultar antes um Médico Veterinário. A “automedicação” pode ser fatal.

Colunista: Jackelyne Dutra – CRMV-GO 05767
Jornalismo Portal Panorama
Foto Capa: Vânia Santana

Aviso importante:
O conteúdo exibido nesta seção (COLUNA), apresenta caráter meramente informativo. O Portal PaNoRaMa não se responsabiliza pelo conteúdo dos colunistas que assinam cada texto, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal PaNoRaMa se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins.

Gostou? Então ajude a divulgar. Compartilhe!
Novo Mundo AQ728x90

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here