Gostou? Então ajude a divulgar. Compartilhe!

Apesar das chuvas contínuas, os produtores rurais seguem aos poucos com a colheita da safra 2017/18 da soja na região de Jataí/GO. Se comparada com ciclos anteriores a colheita já estaria finalizada, já que até o momento, foram colhidos 50% das áreas cultivadas com a cultura. Por outro lado, os preços estão estimulando os agricultores a realizar negócios.

O presidente do Sindicato Rural do município, Vitor Geraldo Gaiardo, destaca que o rendimento das lavouras está próximo de 60 sacas do grão por hectares. Com o atraso na colheita, muitos agricultores estão buscando terceirizar o serviço. “Muitos produtores estão buscando colheitadeiras para terceirizar os serviços para não comprometer a janela ideal de plantio”, ressalta.

Em função do atraso na colheita da soja, a janela ideal de plantio do milho safrinha está comprometida. Com isso, a expectativa dos produtores é que as chuvas se estendam até a primeira quinzena de maio para ter uma produtividade satisfatória.

Com o atraso na safrinha de milho, a aprosoja-GO solicitou junto ao Ministério da Agricultura (MAPA) a prorrogação do zoneamento agrícola no estado. Segundo a liderança, ainda não tem um parecer sobre o assunto.

Comercialização

De acordo com a liderança, as referências praticadas para a soja melhoraram e os agricultores ficaram estimulados a fazer mais negócios. Atualmente, a soja está cotada a R$ 67,00 a saca, sendo que há duas semanas os preços da saca giravam em torno de R$ 58,00. “Com a melhora na bolsa de Chicago, acabou melhorando os preços aqui também e ocorreram muitos negócios na nossa região”, finaliza a liderança.

Fonte: Notícias Agrícolas
Foto Capa: Leonardo Garcia Carvalho
Jornalismo Portal Panorama

Gostou? Então ajude a divulgar. Compartilhe!
Novo Mundo AQ728x90

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here