Sabe aquelas cenas de filmes de ficção científica em que os carros andam sozinhos? Não vai demorar muito!

Sabe aquelas cenas de filmes de ficção científica em que os carros andam sozinhos? Não vai demorar muito!

A Volkswagen e a Hyundai já entraram nessa onda e pretendem lançar seus carros autônomos nos próximos três anos. Como esse mercado é dominado pela indústria tecnológica e não pela automotiva, essas empresas contam com um grande apoio: a Aurora Innovation. Uma startup criada em 2016 por um trio de fundadores pra lá de poderosos, técnicos de grandes empresas, eles são Chris Urmson (Google), Sterling Anderson (Tesla) e Drew Bagnell (Uber).

Atualmente a sede da empresa fica localizada no centro do Vale do Silício, em Palo Alto, na Califórnia, oferecendo soluções para as empresas automotivas que ainda não se inseriram no mercado dos veículos autônomos.

A Hyundai pretende utilizar a tecnologia para oferecer aos compradores carros autônomos e semi-autônomos. A primeira proposta deste projeto já foi revelada pela marca: um SUV movido a célula de combustível que será exibido na feira de inovação CES, ainda como um protótipo. A Hyundai promete que o carro estará rodando pelas ruas sem ninguém atrás do volante até 2021.

Já a Volkswagen tem uma ideia diferente. A marca pretende oferecer um serviço de carros compartilhados sem motorista. Como se fosse um Uber, que você chama por aplicativo, mas sem motorista, enviado direto pela Volkswagen, que te leva normalmente ao seu destino. A parceria também prevê a expansão para uso comercial em vans, picapes e caminhões.

Tainá Simões Ruffing
Jornalismo Portal Panorama

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE