Gostou? Então ajude a divulgar. Compartilhe!

“Truvada” é o nome comercial do medicamento que impede a propagação do vírus HIV na corrente sanguínea que teve 99% de eficácia nos testes clínicos. Já utilizado como terapia antiretroviral em diversos países do mundo, o remédio será distribuído pelo SUS em 12 estados do Brasil.

O comprimido já era utilizado para o tratamento de soropositivos como parte do coquetel de aids, mas agora pode ser utilizado por pessoas que ainda não são portadoras ou sequer entraram em contato com o vírus, como forma de prevenção e não de tratamento.

Importante lembrar que o Truvada não veio para substituir a camisinha até porque, apesar de impedir a propagação do vírus HIV, não protege o usuário contra outras infecções transmitidas sexualmente.

Para iniciar a terapia, são necessários diversos exames, já que o remédio é contraindicado para pessoas que possuem doenças renais e desgaste nos ossos.

Na distribuição, o SUS vai priorizar um grupo de 7 mil pessoas mais “sujeitas” à contaminação: maiores de 18 anos que integram o “grupo de risco”, como profissionais de saúde, homens que se relacionam com homens, transexuais e casais sorodiscordantes (um dos parceiros é portador do HIV e o outro não).

Tainá Simões Ruffing
Jornalismo Portal Panorama

Gostou? Então ajude a divulgar. Compartilhe!
Novo Mundo AQ728x90

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here