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Você tem o hábito de chegar na academia e não se aquecer antes de iniciar o levantamento de peso? Às vezes sente dores nas articulações, os músculos parecem enrijecidos e o treino demora a engrenar? Pois é. Isso se deve a uma falta de aquecimento adequado. Nossos músculos precisam de estímulos e nem sempre estão preparados para a carga pesada que vão carregar e levantar. Além disso, a falta de aquecimento pode levar a lesões, pois o músculo aquece na marra, direto nos aparelhos de carga. Isso não é bom, nenhum pouco.

Mas então você deve pensar que uma corridinha na esteira deve deixar seus músculos preparados para a malhação? Não exatamente. O ideal, é fazer séries de aquecimento e isso porque o aquecimento além de preparar seus músculos e prevenir lesões, prepara também os sistemas do seu organismo para o treino pesado e isso inclui aquecer articulações, mandar sangue para os músculos que serão usados no treino, dar ignição ao sistema nervoso e por fim, prevenir as temidas lesões de que já falamos.

E o que são essas séries de aquecimento? Elas consistem em aumentar gradativamente a carga do primeiro exercício do seu treino até chegar perto da sua carga normal. Mas lembre-se: isso deve ser feito sem gerar fadiga e cansaço, pois sua energia deve ser usada no treino de fato. Confira uma forma bastante comum de usar essas séries:

  • Faça uma série com 10 repetições do seu primeiro exercício do dia usando somente a barra ou halteres;
  • Descanse 60 segundos e faça mais uma série mas agora com 6 repetições e usando 50% da carga de trabalho que você sempre usa. Por exemplo, se sua série no supino for de 20 kg de cada lado, use 10 kg;
  • Novamente descanse 60 segundos e agora faça uma nova série, dessa vez com 3 repetições e usando 75% da carga. No mesmo caso do supino de 20 kg, agora use 15 kg de cada lado;
  • Por fim, descanse novamente mais 60 segundos e de fato comece seu treino normalmente.

Dessa forma, diminuindo gradativamente as cargas, seus músculos estarão preparados para o treino de fato. Ah, e tem mais: lembre-se que aquecimento é diferente de alongamento. E para piorar, segundo estudos recentes, provou-se que o alongamento diminui a força além de aumentar os riscos de lesões. Por isso, eles devem ser realizados depois do treino e não antes como algumas pessoas costumam fazer. Seguindo essas dicas, você terá um treino muito mais eficiente e sem risco de lesões e problemas futuros.

Academia Topy Fitness está localizada na Rua Capitão Serafim de Barros com a Minas Gerais.
Telefone para contato: (64) 9 9927-6450 / 3631-0029.

Flávia Menezes
Jornalismo Portal Panorama
Foto Capa: Danilo Souza

 

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