Gostou? Então ajude a divulgar. Compartilhe!

Colunista: Jackelyne Dutra – CRMV-GO 05767

Muitos de nós já vimos nossos cães comendo grama, ou apenas o vômito deles com pedaços de gramíneas.

A grama que os cachorros ingerem ou qualquer outra planta verde, geralmente, apresentam propriedades vegetais que podem causar uma pequena irritação gástrica nos cães fazendo com que eles vomitem e sintam um alívio imediato em seu estado de irritação e dor.

Por isso, a maioria dos animais o fazem quando sentem alguma indisposição no estômago. Muito espertos, não é mesmo?!

Claro que, muitas vezes eles mastigam as plantas por brincadeira e para se distraírem. Por isso, cuidado com as plantas que são tóxicas para seu animal.

Existe uma grande confusão por parte dos proprietários de animais no que diz respeito à diferença entre vômito e regurgitação. O vômito é quando o conteúdo aparece 90% digerido, ou seja, o conteúdo se apresenta sem forma. Já na regurgitação, é possível ver a forma do alimento, como: arroz, pedaços da ração, carne, entre outras coisas.

Vômitos são sintomas de várias doenças, é um dos primeiros sinais que o animal apresenta quando algo não vai bem em seu organismo. O proprietário deve observar alguns sinais:

  • A freqüência do vômito. Animais que vomitam pelo menos 1 vez por semana é sinal de anormalidade; Se o animal vomita frequentemente, existe algum horário que isto acontece mais vezes?
  • Vomita logo após as refeições?
  • Qual a coloração do vômito?
  • O animal se alimentou de algo fora da sua rotina?

Podem ser tantas as causas de vômitos desde infecciosas, virais, parasitárias, metabólicas, endócrinas, por corpo estranho, inflamatórias, tumorais, envenenamento, que somente em uma consulta bem detalhada conseguiremos elucidar o caso.

Uma dica importante, o vômito espumoso claro ou amarelo é melhor que o vômito cor de borra de café ou avermelhado, esses últimos indicam presença de sangue. Quanto a vômitos com odor fétido de fezes, podem ser indicativos de obstrução intestinal alta. Já os que ocorrem de madrugada, muitas vezes, podem indicar gastrite.

Se o animal não aparenta estar bem, vomitou mais de duas vezes, está prostrado, leve ao veterinário o mais breve possível para solucionarmos o caso.

Colunista: Jackelyne Dutra – CRMV-GO 05767
Jornalismo Portal Panorama
Foto Capa: Vânia Santana

Aviso importante:
O conteúdo exibido nesta seção (COLUNA), apresenta caráter meramente informativo. O Portal PaNoRaMa não se responsabiliza pelo conteúdo dos colunistas que assinam cada texto, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal PaNoRaMa se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins.

Gostou? Então ajude a divulgar. Compartilhe!
Novo Mundo AQ728x90

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here