Gostou? Então ajude a divulgar. Compartilhe!

Em nosso dia-a-dia, é muito usual encontrarmos pessoas tentando de inúmeras maneiras se adequarem aos padrões de beleza impostos principalmente pela mídia vigente. Na corrida por um corpo ideal, muitas dessas pessoas caem em verdadeiras ciladas que acarretam uma infinidade de problemas de saúde correlacionados com a alimentação, em função de que o emagrecimento é um dos maiores objetivos a serem atingidos.

Os problemas mais habituais correlacionados com a alimentação são os transtornos alimentares, nos quais os indivíduos criam uma verdadeira obsessão pela magreza e fazem de tudo para emagrecerem. Os mais comuns transtornos alimentares, são a anorexia e a bulimia.

Vejamos a seguir a diferença entre ambos os transtornos:

Anorexia: as pessoas que sofrem com anorexia têm um profundo distúrbio de imagem com relação a si mesmos, tendo a ideia que seu peso está sempre acima do que é esperado, o que faz com que o paciente coma muito pouco ou nada – inclusive há relatos de doentes que não bebem nem mesmo água por medo de engordar. É uma doença que pode levar à morte, em razão de que por conta da falta de nutrientes e calorias ingeridas pelo organismo, acaba por deixar a pessoa desnutrida e desidratada.

Bulimia: diferentemente da anorexia, na bulimia o doente tem acessos de compulsão alimentar em que come muito em um período curto de tempo, e logo após é seguido por um arrependimento que leva o paciente a eliminar o que foi ingerido através da tomada de laxantes e diuréticos e também através de vômitos forçados.

Os transtornos alimentares são doenças que precisam ser vistas com seriedade e que promovem um mal gigantesco a quem as têm. Se você sofre ou alguém perto de você sofre com alguns dos sintomas mostrados acima, recorra a um profissional da saúde tire mais dúvidas.

Caren Cris Oliveira Tenório
Jornalismo Portal Panorama

Gostou? Então ajude a divulgar. Compartilhe!
Novo Mundo AQ728x90

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here