Gostou? Então ajude a divulgar. Compartilhe!

O AVC (Acidente Vascular Cerebral) conhecido popularmente como derrame cerebral, tem acometido muitas pessoas nos últimos anos, e tem se tornado comum devido a alguns fatores como obesidade, sedentarismo entre outros maus hábitos como fumar, além de problemas como pressão alta e má circulação. O acidente acontece quando alguma veia que leva sangue ao cérebro se rompe ou fica entupida. Isso acarreta uma paralisia cerebral, pois a circulação sanguínea no local ficou comprometida. O mais grave dos derrames cerebrais, acontece quando a veia se rompe e derrama sangue no cérebro.

Mas as vítimas do AVC podem ter sua reabilitação nas academias com exercícios de força, como a musculação. Como essas pessoas acabam por perder força dos músculos devido ao acidente, pois o cérebro não funciona mais como antes e não responde mais os comandos do corpo, essa atividade física ajuda a melhorar a fraqueza muscular. E já que o cérebro não responde como antes, a musculação faz com que os portadores do AVC tenham uma melhora significativa na ativação neural e isso melhora até a autoestima.

O treino muscular tem um resultado tão bom porque combina movimentos excêntricos e concêntricos o que tem um efeito maior em relação ao ganho de força muscular e desempenho funcional. Isso ocorre porque as contrações concêntricas possibilitam que os estímulos de treinamento conquistem unidades motoras e as excêntricas induzam os componentes elásticos do músculo.

Veja alguns benefícios da musculação para os portadores de AVC:

  • Aumento da força;
  • Aumento da mobilidade articular;
  • Crescimento na ativação neural;
  • Melhora da autoestima;
  • Melhora a performance funcional;
  • Melhora a flexibilidade muscular.

Veja que aqueles mitos frequentes de que a musculação traz prejuízo ao tônus muscular do paciente portador de AVC ou acentua os movimentos de forma anormal, cai por terra. A reabilitação da vítima traz amparo, e o faz voltar a viver como vivia antes do acidente.

A Academia Topy Fitness está localizada na Rua Capitão Serafim de Barros com a Minas Gerais.
Telefone para contato: (64) 9 9927-6450 / 3631-0029.

Flávia Menezes
Foto: Alex Alves
Jornalismo Portal Panorama

Gostou? Então ajude a divulgar. Compartilhe!
Novo Mundo AQ728x90

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here