Gostou? Então ajude a divulgar. Compartilhe!

Maquiagem é bom e todo mundo gosta! Gostamos tanto que, às vezes, não damos a atenção necessária ao que estamos utilizando. Se torna uma prática tão rotineira que passamos a acreditar que seja inofensiva. Não verificamos, sequer, o selo da Anvisa ou os elementos que compõe o produto, que podem, inclusive, serem nocivos à nossa saúde, exemplo disso é o chumbo, substância cancerígena que é encontrada nos adorados batons matte.

O chumbo é um metal utilizado na produção de baterias e soldas, obtido por meio da queima de combustível, mineração e produção industrial que, quando exposto a seres humanos, pode denegrir (e muito!) nosso organismo. As consequências da acumulação do chumbo vão de afetação das funções cerebrais à mutação genética em descendentes. A contaminação pode ocorrer com a ingestão do chumbo, ou com a exposição a produtos que contêm o elemento numa quantidade acima da permitida.

Nos alimentos, por exemplo, a quantidade permitida pela FDA é de 0,1 ppm. Apesar de algumas marcas de batons alegarem que não existe risco, porque o batom não é ingerido pelo consumidor, devemos nos atentar para o fato de que é quase impossível não ingerir, seja quando bebemos ou comemos algo, ou quando “borramos” o batom.

Algumas marcas que não utilizam o chumbo são Natura, Alva e Mary Kay. Já Avon, MAC, Maybelline NY e Dior utilizam apenas a quantidade permitida pela FDA.

Quando o assunto é saúde, todo cuidado é pouco! A dica é verificar, sempre, o selo da Anvisa e a composição dos produtos a serem utilizados.

Tainá Simões Ruffing
Jornalismo Portal Panorama

Gostou? Então ajude a divulgar. Compartilhe!
Novo Mundo AQ728x90

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here