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O diabetes é uma doença bastante comum que afeta centenas de pessoas no país, todos os anos. O problema consiste em uma síndrome metabólica decorrente da falta de insulina no corpo ou da incapacidade de que ela exerça suas funções através do pâncreas, ocasionando o excesso de glicose no sangue.

Devido a isso, mostra-se necessário a mudança de hábitos alimentares e da rotina diária de vida. As pessoas que sofrem com o diabetes devem ter um cuidado especial, alimentar-se de forma adequada e saudável e praticar atividade física regularmente.

Veja algumas substituições que podem ajudar nesse caso:

  • Substituir pão branco por pão integral: como o pão branco possui um índice glicêmico alto e é rico em carboidratos. Neste caso, passar a consumir o pão integral como substituto é uma boa pedida, pois ele é rico em fibras e nutrientes e isso ajuda a regular as entradas de açúcar no sangue;
  • Substituir arroz branco por arroz integral: a mesma coisa vale para o arroz. O processo de refinação dos dois é diferente. Enquanto o arroz branco perde grande parte de seus nutrientes durante o processo, o integral mantem-se com grãos intactos e devido a isso, possui película e gérmen do trigo, e é neles que estão presentes os nutrientes;
  • Leite de vaca por leite de amêndoas ou algum outro tipo: o leite de vaca possui índice insulinêmico muito alto, ou seja, tem a característica de elevar os níveis de insulina no organismo. Além disso, obviamente contém lactose, açúcar que o organismo tem muita dificuldade para digerir. Já o leite de amêndoas possui uma boa quantidade de nutrientes, fibras e gorduras boas. Outras opções podem ser o leite de aveia, leite de soja, etc.;
  • Batata inglesa branca por batata doce: a batata inglesa possui um índice glicêmico muito alto, o que, nem precisa dizer, vai disparar os níveis de glicose no organismo. Em contrapartida, a batata doce possui o mesmo índice muito mais baixo;
  • Farinha branca por farinha de aveia ou integral: a farinha branca é muito pobre em nutrientes e também possui índice glicêmico alto, tendo ação semelhante ao açúcar no organismo. A aveia e a farinha integral, neste caso, mostram-se de suma importância para o diabético, pois são ricas em nutrientes e fibras, além de terem menos carboidratos que a farinha branca.

Quem possui diabetes pode levar uma vida normal e saudável, e não precisa se privar de certos alimentos. Basta transformá-los em opções mais saudáveis e mudar os hábitos alimentares e rotineiros.

Flávia Menezes
Jornalismo Portal Panorama

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