Gostou? Então ajude a divulgar. Compartilhe!

Você tem um animalzinho em casa que na hora das refeições fica te olhando com aquela carinha desesperada pedindo ao menos um pedacinho do seu lanche? E aquele chocolate que quando você abre a embalagem faz seu amiguinho acordar do sono mais profundo e correr para pedir um pedaço? Pois é, mas nem sempre é saudável para o pet consumir o que nós humanos consumimos. O organismo deles é diferente do nosso, e muitos alimentos, como o delicioso chocolate que eles tanto pedem, é extremamente tóxico aos cães e gatos.

Mas por outro lado, há outros alimentos que os animais podem comer e não deixar os donos desesperados para correr para o veterinário no caso de uma intoxicação, e que podem substituir as bombas tóxicas.

Vejamos uma lista de quais alimentos os bichanos e cachorrinhos não podem consumir:

  • Chocolate: essa sobremesa infelizmente (ou não) é exclusivamente feita para humanos. Os animais não devem sob hipótese alguma comer chocolate. O problema está na teobromina, que é um derivado do cacau que causa intoxicação grave e morte do pet;
  • Batata inglesa: a batata possui solanina, substância que pode causar depressão no sistema nervoso central do bicho;
  • Massa crua de pão, ou o miolo do mesmo: um pãozinho sequinho e bem assado não faz mal nenhum aos pets, aliás, até estimula o apetite se ele estiver se recusando a comer a ração. Mas o miolo contém um número concentrado demais do fermento usado na fabricação do pão, e isso causa desconforto no animal, gerando enjoos e distensão no estômago e nas alças intestinais;
  • Leite: os animais produzem uma quantidade insuficiente de lactaze, enzima que auxilia na digestão da lactose. Devido a isso, os cachorros se tornam intolerantes a lactose, e se ingerirem leite, vão sofrer de vômitos, diarreia e dores abdominais.

Por outro lado, veja quais alimentos humanos seu pet pode consumir:

  • Frango: cozido, o frango pode ser um ótimo aliado na dieta do seu animal de estimação, pois é rico em proteínas;
  • Peixes: os peixes são ricos em ômega 3, e essa proteína faz um bem danado aos animais;
  • Cenoura: descasque o legume e dê alguns pedaços ao seu pet. Ela é um ótimo alimento para os dentes dele;
  • Aveia: se o seu cão tem o intestino irregular, a aveia pode ser uma ótima saída para ele, pois é rica em fibras. É só cozinha-la e servir sem açúcar para o bichinho.

Flávia Menezes
Jornalismo Portal Panorama

Gostou? Então ajude a divulgar. Compartilhe!
Novo Mundo AQ728x90

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here