No aparelho ortodôntico auto ligado o fio é passado por uma canaleta e preso por pequenas tampinhas que já fazem parte de cada braquete, dispensando o uso de borrachinhas...

Aparelho auto ligado não usa borrachinhas

No aparelho ortodôntico convencional, o fio metálico (arco ortodôntico) é preso aos braquetes por pequenas borrachinhas (ligaduras elásticas). Já no aparelho ortodôntico auto ligado o fio é passado por uma canaleta e preso por pequenas tampinhas que já fazem parte de cada braquete, dispensando o uso de borrachinhas.

O aparelho auto ligado é mais estético

A ausência de borrachinhas nos aparelhos ortodônticos autoligados permite que esse modelo seja mais discreto que os aparelhos ortodônticos convencionais. Além disso, nesse modelo os braquetes podem ser confeccionados com material translúcido na parte frontal do aparelho. As peças também são menores do que em outros tipos de aparelhos, sendo assim mais discretas.

O aparelho auto ligado é mais higiênico

A vantagem nesse método é que a ausência de borrachinhas facilita a higienização bucal e o paciente não corre o risco de perder algumas delas durante o tratamento e acabar soltando parte do fio. A inexistência de borrachinhas também ajuda a evitar o acúmulo de resíduos alimentares, placa bacteriana e cáries.

Tratamento mais rápido com aparelhos auto ligados

Existem estudos que comprovam que o tratamento ortodôntico com o sistema aparelho autoligado pode ser mais rápido (até 7 meses mais rápido em relação ao aparelho ortodôntico convencional). Essa vantagem se deve ao menor atrito entre braquetes e fio nesse modelo, o que faz com que a movimentação dentária seja mais rápida.

As visitas ao consultório odontológico se tornam menos frequentes, pois não há a necessidade de muita manutenção, como a troca de borrachinhas (as borrachinhas perdem propriedade elástica e força com o tempo).

O aparelho auto ligado é mais confortável

Para o paciente, a maior liberdade na movimentação dos dentes com aparelhos ortodônticos autoligados significa conforto e menos episódios de dor durante o tratamento, porque o aparelho autoligado exerce força mais leve e gradativa do que com aparelhos ortodônticos convencionais.

Esse modelo de aparelho também exige menos a necessidade de extrações dentárias para ser instalado.

Indicações dos aparelhos auto ligados:

O aparelho ortodôntico auto ligado, tanto quanto o modelo convencional, pode ser indicado para diversos problemas ortodônticos. Mas ele tem uma ligeira vantagem em tratamentos que necessitem de expansão de arcada (abertura do sorriso).

Casos onde o aparelho ortodôntico auto ligado pode ser utilizado:

  • Dentes desalinhados;
  • Dente de leite retido (não cai e o permanente não nasce);
  • Ausência de algum dente;
  • Dentes que nascem no lugar errado (céu da boca, ao lado da língua, girados ou encavalados);
  • Mordida aberta;
  • Mordida cruzada (os dentes de cima ficam para dentro dos de baixo ao fechar a boca);
  • Dificuldades na deglutição;
  • Alterações ósseas (queixo muito para frente ou para trás);
  • Respiração pela boca.

 

Drª. Deborah C. de Souza Ferraz – Odontologia – CRO 11.058 GO
Clínica Geral/Cirurgiã Dentista/Especialista em Ortodontia
(64) 3631-8905 ou (64) 99933-7294
Espaço Saúde – Av Dorival de Carvalho, 1187 Centro Sala 104 Jataí/GO

Aviso importante:
O conteúdo exibido nesta seção (COLUNA), apresenta caráter meramente informativo. O Portal PaNoRaMa não se responsabiliza pelo conteúdo dos colunistas que assinam cada texto, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal PaNoRaMa se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE