Saúde e Bem Estar

O marco do botox para finalidades estéticas na odontologia

Foto: Arquivo Pessoal
Gostou? Então ajude a divulgar. Compartilhe!

Agora é oficial: os profissionais mais capacitados para trabalhar na estética da face estão liberados para oferecer tratamentos estéticos com toxina botulínica, nome científico do famoso botox. A liberação demorou a ocorrer e finalmente fez justiça. Existe algum profissional mais qualificado para fazer intervenções estéticas na área facial do que um cirurgião dentista, que com profunda formação, é responsável por estudar a anatomia de todos os tecidos da face? A partir de 1 de Setembro de 2016, o Botox para finalidades estéticas na odontologia está liberado e regulamentado.

A toxina botulínica, mais conhecida como botox, já vinha sendo uma grande aliada da odontologia nos tratamentos de hiperatividade muscular involuntária, desordens de hipersecreção, tratamento contra o bruxismo e das Disfunções de Articulações Temporomandibulares, as famosas DTMs.

Com o botox liberado na odontologia agora também para controle e correção de linhas faciais de expressão, o cirurgião dentista pode oferecer um trabalho completo de revitalização da estética facial.

Com algum atraso, os conselhos de regulamentação reconheceram a necessidade e a capacidade de profissionais que cuidam da região da cabeça e pescoço de usarem substâncias de preenchimento.

Exatamente por atuar na redução da tensão muscular, o botox pode ser utilizado para várias aplicações na área de estética odontológica como no tratamento de assimetrias de face, no controle e correção da exposição gengival e agora também para prevenir e corrigir rugas e linhas de expressão facial.

Mas do que se trata o botox?

O Botox é a marca mais conhecida e mais confiável de toxina botulínica e se apresenta como o melhor e mais seguro método para rejuvenescimento facial, trabalha na prevenção do aparecimento de novas linhas faciais de expressão e controla e reduz as marcas que já existem.

Para que serve o botox?

O Botox é indicado para as pessoas, sejam elas homens ou mulheres, que desejam tratar as rugas entre as sobrancelhas, rugas da testa, em volta dos lábios e pés de galinha. O tratamento baseado em toxina botulínica também pode ser utilizado por quem deseja fazer o levantamento das sobrancelhas, estimular a abertura dos olhos, alterar o formato dos lábios e harmonizar a face de acordo com o sorriso. Existem muitas aplicações de Botox para finalidades estéticas na odontologia.

Benefícios do botox:

Além de tratar e remediar estas marcas de expressão, o botox atua com seu efeito de prevenir que novas marcas apareçam na face. Muitos entendem que a aplicação de Botox em pessoas jovens seja equivocada e exagerada, mas isto se dá exatamente de forma contrária. O relaxamento muscular temporário causado pelo Botox reduz o aparecimento de linhas de expressão e rugas indesejadas.

Como funciona o botox:

O botox é injetado em pontos específicos dos músculos responsáveis pelo movimento facial e esta aplicação se dá por meio de agulhas muito finas e especiais. A diluição da substância é feita com soro fisiológico e esta aplicação pode ser feita por médicos e cirurgiões dentistas capacitados.

Contraindicações do botox:

O botox não é indicado para mulheres grávidas, que estão amamentando, ou pessoas que estão usando antibióticos aminoglicosídeos.

Por quê devemos considerar fazer tratamentos com botox oferecidos por dentistas?

A resposta é simples. Existe algum profissional da área de saúde que seja mais capacitado e formado no estudo da anatomia facial do que um cirurgião dentista? A liberação da prática pelos conselhos regulatórios veio em hora certa, quando já se acumulam diversas ocorrências de aplicações mal feitas por profissionais que não entendem da anatomia facial. Com seu dentista, a aplicação de botox não somente se torna mais profissional, mas também mais segura e eficaz.

Drª. Deborah C. de Souza Ferraz – Odontologia – CRO 11.058 GO
Clínica Geral/Cirurgiã Dentista/Especialista em Ortodontia
(64) 3631-8905 ou (64) 99933-7294
Espaço Saúde – Av Dorival de Carvalho, 1187 Centro Sala 104 Jataí/GO

Aviso importante:
O conteúdo exibido nesta seção (COLUNA), apresenta caráter meramente informativo. O Portal PaNoRaMa não se responsabiliza pelo conteúdo dos colunistas que assinam cada texto, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal PaNoRaMa se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins.

 

Gostou? Então ajude a divulgar. Compartilhe!
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top