Agronegócio

Levantamento aponta queda na produção de grãos em Goiás

Foto: Faeg
Gostou? Então ajude a divulgar. Compartilhe!

Em Goiás, quarto maior estado produtor de grãos no país, as expectativas divulgadas nesta quinta-feira (9) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), apontam queda na produção total variando de 2,7 a 4,0%. As estimativas da entidade para a produção do estado é de 21 a 21,3 milhões de toneladas – resultado inferior ao ano passado, quando foram produzidas 21,9 milhões de toneladas.

“Este cenário é esperado principalmente pela redução na produtividade média das lavouras, que no ano passado alcançou melhor resultado já registrado no estado”, explica o analista técnico do Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag), Cristiano Palavro.

Para o milho verão, Goiás deverá apresentar uma redução na área plantada variando de 8 a 12%, que somada a expectativa de produtividade média 3,3% menor que no ano anterior, resultará numa produção total de aproximadamente 1,8 milhão de toneladas. Já para a soja, a Conab aponta um crescimento na área plantada, variando de 0,5 a 2,5%, porém com a queda na produtividade média (-7,4%) em relação ao ano anterior, a oleaginosa deverá obter uma produção total de cerca de 10,16 milhões de toneladas, resultado 6% inferior às 10,81 milhões de toneladas obtidas em 2017.

Entre as demais culturas, destaque para o aumento esperado na produção de algodão (+0,8%) e as quedas na produção de arroz (-3,5%) e feijão 1ª Safra (-3,0%).

Fonte / Foto: Faeg
Jornalismo Portal Panorama

Gostou? Então ajude a divulgar. Compartilhe!
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top