Geral

JATAÍ | Toneladas de resíduos são retiradas do Córrego do Açude durante ação da Prefeitura

Foto: DECOM/PMJ
Gostou? Então ajude a divulgar. Compartilhe!

Nesta quarta-feira (08), a Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias de Meio Ambiente e Urbanismo e de Saúde, em parceria com a Saneago e a BRK e com o apoio da comunidade, realizou um mutirão de limpeza e mapeamento do córrego do Açude, desde a sua nascente, na região do Parque Brito, até a sua foz, próximo ao Córrego Jataí.

Na ação, foram envolvidas cerca de cento e vinte pessoas, divididas em equipes de: educação ambiental; diagnóstico e mapeamento; endemias; e limpeza e roçagem; trabalhos que foram orientados pelo secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Adenones Agostinho de Freitas e pelo Gerente Regional da Saneago, Fabiano de Lima Teixeira e acompanhados em seu início, pelo prefeito, Vinícius Luz.

Além dos recursos humanos, a Prefeitura ainda se utilizou de acessórios, ferramentas e equipamentos, veículos e maquinários para a realização do trabalho, que durou todo o dia.

Durante o mutirão, a equipe de educação ambiental distribuiu cerca de cinco mil panfletos pelos bairros Mauro Bento, Recanto da Mata, Cohacol I, Bandeirantes, Santo Antônio, Santa Terezinha, Campo Neutro, Santa Lúcia, e ainda, em parte do Centro, para reforçar a importância do descarte correto de resíduos sólidos e ainda, solicitar o apoio da população para a preservação do meio ambiente.

Além disso, o córrego foi mapeado para facilitar estudos e ações futuras e amostras de suas águas foram recolhidas para análise. Pelo trajeto, de cerca de 4 quilômetros, foram encontrados pelas equipes, os mais diversos resíduos como sacolas plásticas, copos, utensílios domésticos, pneus, móveis e materiais usados na construção civil que foram encaminhados ao aterro municipal. Somente nessa ação, a Prefeitura recolheu cerca de oitenta toneladas de resíduos.

Aproveitando a ocasião, também foi feita roçagem no entorno do Parque Brito e a correção de áreas danificadas pela erosão.

Fonte / Foto: DECOM/PMJ
Jornalismo Portal Panorama

Gostou? Então ajude a divulgar. Compartilhe!
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top