Cidades

Vai viajar no feriado? Confira algumas dicas para se sair bem no trânsito e não ficar na estrada

Foto: Vânia Santana
Gostou? Então ajude a divulgar. Compartilhe!

Ao decidir viajar no feriado e tentar escapar do trânsito, a maioria das pessoas tende a pensar e reclamar que todo mundo teve a ideia de sair no mesmo horário, dificultando o trânsito e ocasionando atrasos e estresse.

Fugir dos intermináveis congestionamentos não é tarefa fácil, principalmente se o destino escolhido for popular. No entanto, é possível colocar em prática algumas dicas que prometem reduzir o tempo desperdiçado na estrada. Veja algumas a seguir:

Programe-se

Procure acompanhar e pesquisar sobre as condições da estrada por rádio, televisão e principalmente, por aplicativos de celular. Em horário de pico (entre 17h e 20h) o movimento tende a ser consideravelmente maior, entretanto, como às vezes o trânsito alivia ou piora quando menos se espera, é recomendado ficar atento e utilizar a tecnologia a seu favor.

Viaje pela manhã

Se verificar tais itens frequentemente não é o seu forte, não tenha pressa e opte por cair na estrada assim que o sol nascer. Nas primeiras horas do dia a estrada tende a estar mais vazia e tranquila, seu organismo estará descansado para assumir o volante e a viagem se tornará mais segura.

Procure rotas alternativas

Alguns aplicativos são muito eficientes e tem como exclusivo objetivo indicar caminhos diferentes, mesmo durante a viagem. Muitas vezes vale a pena trocar a estrada tradicional e cortar caminho por dentro de cidades vizinhas. O trajeto pode até ficar mais longo, mas o tempo gasto será menor, uma vez que não será necessário ficar horas em um mesmo lugar ou enfrentar filas.

Estacione

Ao notar que em algum momento a estrada ficou muito carregada, é recomendado fazer uma parada no próximo posto ou restaurante. Isso permitirá um lanche, um café, esticar as pernas e relaxar um pouco. Dessa forma, o trânsito pode melhorar enquanto as baterias são recarregadas e você evita que o estresse e o cansaço invadam seu organismo.

No entanto, se nenhuma das dicas citadas for suficiente para se livrar do congestionamento, é necessário se preparar. Levar alguns lanches saudáveis na bagagem, ter em mãos CD’s legais e propor jogos e brincadeiras, principalmente se tiver crianças no veículo. O essencial é manter o bom humor e aproveitar cada momento do passeio.

Nayara Borges / Foto: Vânia Santana
Jornalismo Portal Panorama

Gostou? Então ajude a divulgar. Compartilhe!
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top