Treinar se torna um hábito prazeroso além da evolução no esporte, mas em determinados dias existe sempre uma...

Ser realista é assumir o quanto pode ser difícil largar o cobertor pela manhã, ou sair do trabalho depois de um dia cansativo para uma corrida na rua, para alguns, tortura. Treinar se torna um hábito prazeroso além da evolução no esporte, mas em determinados dias existe sempre uma desanimada, principalmente em dias frios.

A esteira sofre um preconceito por muitos, mesmo trazendo benefícios a iniciantes e pessoas evoluídas no esporte; talvez já seja hora de conhecer as vantagens e deixar o receio de lado.

Sem desculpas!

No aparelho é possível se exercitar a qualquer hora do dia, faça chuva ou sol, frio, vento… A velocidade constante, do equipamento permite um maior controle de frequência cardíaca, ritmo e passadas. Beneficiando quem tende a acelerar demais na rua, ficando fatigada e, desistindo antes do fim do treino proposto.

Articulações protegidas

As esteiras possuem um sistema de amortecimento, aliviando as articulações, ao contrário de quem corre na rua, principalmente aos iniciantes, onde o impacto pode ser o grande causador de lesões. Por isso, o uso dela é recomendado para iniciantes na modalidade, para quem está acima do peso ou para atletas que estão voltando a correr após um tempo parados por causa de uma lesão.

Sem dificuldades

Sim, existe uma grande diferenças em corridas optadas por serem feitas na esteira ou na rua; na rua, você tem de empurrar o chão para trás para conseguir se deslocar para a frente. Enquanto na esteira você só eleva os pés para que a plataforma passe por baixo, notando que na rua se queima mais calorias. Mas, a corrida no aparelho pode ser igualmente intensa: basta aumentar a inclinação.

Diferentes tipo de exercícios em um só aparelho

Ritmo leve ao intenso, a esteira aguenta tudo. É preciso apenas uma adaptação entre aparelho e treinador; diminua a velocidade de forma gradual para não tropeçar e cair. Já em treinos longos, os cuidados básicos é recomendado se hidratar a cada 20 minutos.

Velocidade

Na esteira, com o percurso plano, é mais fácil descobrir seu ritmo confortável, porém fique atento em seu esforço. A velocidade ideal é aquela em que você sente certa dificuldade, mas não a ponto de ficar ofegante.

Xô preguiça, xô tédio, xô desânimo!

Há quem reclame da monotonia na esteira. Mas é possível se divertir com ela, até ver alguma série preferida, desde que não atrapalhe os movimentos. Aquela ideia de convidar alguém para correr junto mas querer estar sempre no mesmo ritmo, tem como ótima opção este aparelho; se preferir, encare as aulas de corrida em turma disponíveis em algumas academias e em estúdios especializados. Ter companhia e um treinador puxando o ritmo vai deixar você mais animada!

Academia Topy Fitness
Rua Capitão Serafim de Barros com a Minas Gerais. Telefone para contato: (64) 99927-6450 / 3631-0029.

Horário de funcionamento da academia é das 6h às 23h de segunda a sexta e aos sábados das 8h às 12h a fim de melhor atender seus clientes.

Laila Oliveira
Foto: Vânia Santana
Jornalismo Portal Panorama

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE