Geral

Umidade do ar de Jataí nesta terça foi duas vezes menor que a registrada no Deserto do Saara

Foto: Antonio Humberto - Beto Blitz
Gostou? Então ajude a divulgar. Compartilhe!

A umidade do ar atingiu na terça-feira (29), em Jataí, 11%. Tal valor é duas vezes menor do que foi registrado na mesma data em Bou-Saada, Argélia, que fica no meio do Deserto do Saara. Lá a umidade estava em 21% e a temperatura chegou aos 28°C — enquanto que na cidade “abelha”, os termômetros marcaram 35°C.

Outras cidades do Estado também tiveram a umidade do ar menor que a registrada no Saara. De acordo com os dados de estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), as cidades de São Simão, Aragarças, Rio Verde, Luziânia, Gama, Silvânia e Caiapônia registraram índices de umidade de 11% às 15h (horário de Brasília).

O quadro, no entanto, não tende a melhorar muito pelos próximos dias. Segundo o ClimaTempo, toda a Região continuara quente e seca nesta semana. O calor e a secura do ar estão relacionados a uma grande massa de ar seco que predomina sobre todo o interior do país e está bloqueando o avanço de novas frentes frias.

Lembrando que valores de umidade relativa do ar abaixo de 12% caracterizam situação de emergência. A Organização Mundial da Saúde recomenda aumentar a ingestão de água durante o dia, evitar exercícios ao ar livre (entre 10h e 16h) e redobrar os cuidados com crianças e idosos.

Portal PaNoRaMa com informações do O Popular

Gostou? Então ajude a divulgar. Compartilhe!
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top