Saúde e Bem Estar

Manhã, tarde ou noite: Qual o melhor horário para treinar de acordo com o seu objetivo

Foto: Divulgação/Internet
Gostou? Então ajude a divulgar. Compartilhe!

Uma dúvida bastante comum entre as pessoas que praticam exercícios, é saber qual o melhor horário para um obter um bom treino? A resposta não é simples, mas claro, é possível chegar em uma conclusão.

Se observamos no interior da academia, é notável que ela fica cheia o dia todo, pois sempre existe alguém que gosta de se exercitar em um determinado horário. Existem três tipos de atletas.

  • Atletas da manhã: Se exercitam antes de qualquer atividade durante o dia.
  • Atletas da tarde: Se exercitam antes do almoço ou no começo da tarde.
  • Atletas da noite: Se exercitam após o trabalho.

Cada horário possui suas vantagens e desvantagens, pesquisas apontam que o melhor horário é após as cinco da tarde, enquanto outras citam que o melhor momento para praticar atividade física são as primeiras horas da manhã. Mas os estudos realizados descobriram características interessantes para cada horário.

Manhã: A vantagem para quem treina nesse horário, é que o nível de testosterona está mais alto; havendo uma disposição mental melhor, assim como funcionamento da memória, incluindo o bem estar que o corpo sentira durante todo o dia. Porém, as desvantagens em treinos neste horário, é que com a temperatura do corpo mais baixa, os músculos tendem a ter menor rendimento e é também preciso cuidado com a alimentação antes de pegar no pesado.

Tarde: Vantagem em tolerância com as dores musculares, nível de adrenalina mais alto, equilíbrio das funções do corpo e da mente, além de que quem escolhe este turno para a prática de exercícios é por causa do maior equilíbrio entre todos os fatores que contribuem para o crescimento: descanso, alimentação, síntese metabólica e temperatura corporal. A temperatura atinge seu pico no período da tarde. Isso é, inclusive, fator determinante para um corpo trincado, pois favorece a queima da gordura, colabora para o aumento do fluxo sanguíneo e deixa o indivíduo mais resistente e flexível.

Noite: Vantagem na coordenação motora e resistência física, pulmões melhores, ápice de flexibilidade e força, maior capacidade de concentração e foco, pois a maioria das tarefas do dia já foram cumpridas. Sendo desvantagem esse período, porque o corpo a partir das nove horas da noite já se prepara para dormir.

Sendo assim dos três horários, o noturno o menos recomendado, pois, pela lógica, neste turno o seu corpo já está se preparando para um possível descanso. Se você treinou a vida inteira à noite, principalmente por causa da disponibilidade, e está acostumado a este período, a diferença é mínima e não prejudicará seu rendimento.

O ideal é não treinar tão tarde para não prejudicar o sono e desencadear distúrbios como insônia e noites mal dormidas, além de tomar cuidado com a alimentação pós-treino, para não causar desconfortos para dormir.

A academia Topy Fitness oferece modalidades para todos os gostos e objetivos, não fique fora dessa.

Musculação, FitDance, Zumba, Muay Thai, Glúteos, Boxe, ABS, Jump, Circuito Funcional

Academia Topy Fitness
Rua Capitão Serafim de Barros, esquina com a Minas Gerais.
Telefone para contato: (64) 9927-6450 / 3631-0029.

Laila Oliveira
Foto: Divulgação/Internet
Jornalismo Portal Panorama

 

Gostou? Então ajude a divulgar. Compartilhe!
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top