Juntos, esses alimentos são responsáveis por 90% dos casos de alergia alimentar.

Ainda não se sabe ao certo porque as proteínas de alguns alimentos causam respostas alérgicas. Apesar de não ter dados oficiais, vale a pena ficar de olho, já que os indícios apontam. Veja quais são as comidas que mais causam reações adversas.

Leite e Derivados – São os maiores causadores de alergia no Brasil. Basicamente por causa das proteínas caseína, alfa-lactoalbumina e beta-lactoglobulina. Em geral, até os 5 anos de idade a criança passa a tolerá-los. Mas é importante um acompanhamento para não sofrer com a ausência de cálcio, vital para os ossos. Ao contrário do que muitas pessoas dizem, sem saber sobre o assunto, não adianta optar pelo leite de cabra, as proteínas são semelhantes e a chance de reação alérgica, é igual.

Ovo – As proteínas ovomucoide e ovoalbumina, costumam ser a pedra no sapato dos alérgicos ao alimento. E não tem só uma parte que seja segura para ingerir, é necessário tirar a clara e a gema. Existe casos em que algumas pessoas tenham reação apenas ao ovo levemente cozido, ou cru, mas vale ressaltar que por causa da alergia, só o médico pode liberar a ingestão do ovo, não colocando em risco a saúde. Importante lembrar também, que o ovo está em certas vacinas, como as da febre amarela e da gripe. Um assunto que ainda está sendo tratado para debater e ajudar aos alérgicos.

Soja – A alergia a essa leguminosa tende a dar as caras entre bebês e crianças. Até os 10 anos, espera–se que a reação não ocorra mais. Embora não tenhamos o hábito de consumi-la sozinha, sua proteína surge em um monte de produtos, a exemplo de temperos e congelados. Convém esclarecer que ter alergia à soja não representa maior risco de ter o mesmo tipo de resposta imunológica a feijão, amendoim, entre outros.

Castanha – Segundo pesquisas, aumentou significativamente a quantidade de gente alérgica às oleaginosas. A reação alérgica pode acontecer em qualquer fase da vida e costuma ser persistente. Mas observe, pode ser que uma pessoa com alergia à avelã não ter efeitos adversos ao comer amêndoas, por exemplo

Frutos do Mar – O primeiro da lista, como destaque é o camarão. Como ele é ingerido de vez em quando, é possível que o sistema imune o encare com hostilidade, produzindo respostas alérgicas. Geralmente, quando isto acontece, é indicado evitar outros frutos do mar, como caranguejo e lagosta. Os peixes não fazem parte do grupo, mas também podem gerar alergia. Quem reage ao salmão precisa avaliar com o médico se consegue comer atum.

Amendoim – Há estimativas de que o número de crianças com alergia a essa leguminosa triplicou. A reação acontece especialmente em idades mais precoces. O amendoim está no time dos alimentos capazes de provocar reações persistentes.

Trigo – A alergia ao trigo não é a mesma coisa que doença celíaca. Porém, ela ensina que as proteínas do cereal são bem similares às proteínas formadoras do glúten; essas, sim, são um perigo para os celíacos. Então, recomenda-se excluir os alimentos que possuem tais substâncias, tais como, centeio, cevada e malte.

 

Laila Oliveira
Fotos: Divulgação/Internet
Jornalismo Portal Panorama

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE