Saúde e Bem Estar

Taekwondo infantil e seus benefícios

Vânia Santana
Gostou? Então ajude a divulgar. Compartilhe!

Sabemos que praticar uma atividade física para a manutenção da saúde é de extrema importância. O sedentarismo é um fator de risco que predispõe o organismo a diversas doenças. A prática do esporte traz diversos benefícios às crianças, como a evolução do condicionamento físico, o desenvolvimento da coordenação motora e dos reflexos, a melhora da paciência do praticante, o aumento da resistência do corpo e o fortalecimento do sistema imunológico. Além de melhorar o condicionamento físico das crianças, as artes marciais ajudam a desenvolver a mobilidade das articulações e incentivam o autocontrole emocional. O ideal é ser praticado três vezes por semana.

O taekwondo é famoso mundialmente pela aplicação de inúmeras técnicas de chutes, o que o difere de outras artes marciais. O propósito principal do taekwondo é defender e atacar o inimigo como meio de defesa própria, usando livremente as mãos. O taekwondo é uma atividade completa, pois é ao mesmo tempo arte marcial, defesa pessoal, treinamento físico e esporte olímpico. Ainda que a grande maioria das artes marciais seja de origem oriental, devemos lembrar que cada uma delas apresenta características próprias que as distinguem fundamentalmente uma das outras.  Dos dois aos seis anos de idade, a arte marcial deve ser apresentada de forma totalmente lúdica. Dos seis aos doze, como a criança já possui maior percepção, torna-se possível aplicar a disciplina do esporte. 

Benefícios

O Taekwondo desperta os principais sentidos da criança, tanto quanto físico, quanto mental a luta desenvolve a coordenação motora, trabalha a memória, ensina disciplina e valores, bem como noções de hierarquia e respeito. Além disso, desenvolve o espírito de luta, a autoconfiança, a vontade de liderança, a seriedade, a paciência e a humildade. Além disso, a luta se mostra um ótimo exercício para o autoconhecimento. A natureza da criança é aeróbica e por isso gosta de movimentar-se. Entretanto o treinamento para crianças precisa ser planejado de acordo com o grau de maturação biológica e deve ser voluntário, alegre e livre de pressões, objetivando liberar sua imaginação e sua maneira de expressar-se. As artes marciais são uma ótima escolha para as crianças, principalmente, as mais indisciplinadas, mas devem entrar na vida dos pequenos como uma brincadeira, para que eles tenham vontade de praticar. Além dos benefícios físicos, a luta desenvolve importantes habilidades nas crianças, principalmente a disciplina. Nas aulas, o professor ensina não só a técnica, mas também ajuda a mudar o caráter do aluno. Juntos, desenvolvem o trabalho em equipe, a autoestima, a autoconfiança e o respeito ao próximo.

Na Academia Topy Fitness, Taekwondo Kids. ” A melhor maneira de proteger quem você ama e prepara-lo para a vida”. Não deixe seu filho fora dessa, toda terça e quinta as 18:30. Informações no 36310029 ou no 999276450.

Laila Oliveira
Fotos: Vânia Santana
Jornalismo Portal Panorama

 PaNoRaMa COD (1)PaNoRaMa COD (3)PaNoRaMa COD (4)PaNoRaMa COD (2)PaNoRaMa COD (5)PaNoRaMa COD (6)PaNoRaMa COD (7)PaNoRaMa COD (8)PaNoRaMa COD (9)PaNoRaMa COD (10)PaNoRaMa COD (11)PaNoRaMa COD (12)PaNoRaMa COD (13)PaNoRaMa COD (14)

Gostou? Então ajude a divulgar. Compartilhe!
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top