Saúde e Bem Estar

8 Benefícios do morango para a saúde que você não sabia!

Gostou? Então ajude a divulgar. Compartilhe!

Rico em vitamina C, o morango fortalece as defesas do organismo, ajuda na cicatrização e evita o envelhecimento precoce. O morango, como outras frutas, deve ser consumido preferencialmente no seu estado natural. Evite cortar ou triturá-lo. Ao entrar em contato com o oxigênio, parte das substâncias antioxidantes do morango se perdem.

Conheça alguns dos benefícios dessa fruta que todo mundo adora!

Evita problemas de coração – A cor avermelhada da fruta se deve às antocianinas, substâncias que neutralizam os radicais livres. O alto consumo da substância pode diminuir o risco de ataques cardíacos.

Fonte de vitamina C – Essa vitamina fortalece o sistema imunológico, ajuda em cicatrizações de feridas, e na absorção de ferro dos vegetais.

Protege o cérebro –  Além de manter o coração saudável, o morango pode auxiliar na prevenção da perda de memória.

Retarda o envelhecimento –  O morango é concentrado em nutrientes importantes, para evitar o envelhecimento precoce da pele, como as antocianinas, o silício, vitamina C, manganês, potássio, magnésio, vitaminas do complexo B e vitamina K.

Reduz o colesterol e o risco de doenças cardiovasculares – A enorme quantidade de fibras, antioxidantes, fitoquímicos e vitaminas presentes nos morangos, ajudam a equilibrar os níveis de colesterol no sangue e, simultaneamente, a reforçar o músculo cardíaco.

Ajuda na perda de peso e problemas intestinais – A coloração vermelha do morango contém antocianinas, substâncias que estimulam a queima de gordura armazenada. Além disso, são ricos em fibras e água,  ao ingerir, ajudam a manter o sistema digestivo hidratado, melhorando os movimentos intestinais. A fibra é essencial para minimizar a prisão de ventre, adicionando volume às fezes.

Previne a depressão –  O fósforo presente no morango pode ajudar no tratamento, evitando a formação excessiva de homocisteína no corpo, o que pode impedir que o sangue e outros nutrientes cheguem ao cérebro.

Ajudam pessoas com diabete –  Os morangos são uma excelente escolha para pessoas que convivem com a diabete. Sendo um alimento de baixo índice glicêmico e rico em fibras, os morangos ajudam a regular o açúcar no sangue, e mantêm-no estável, evitando oscilações bruscas de açúcares no sangue.

Apesar de todos os benefícios que o morango proporciona, em alguns casos é necessário controle. Como em pessoas com predisposição para cálculos renais, a ingestão deve ser feita somente sob orientação de um nutricionista. Por ser cítrico e possuir fibras insolúveis, o morango causa pode vir a causar, irritação no intestino e piora quadros de pacientes que sofrem com este tipo de problema.

 

Laila Oliveira
Fotos: Divulgação/Internet
Jornalismo Portal Panorama

Gostou? Então ajude a divulgar. Compartilhe!
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top