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Você sofre de TPM? Saiba como a alimentação pode combater esse mal

Foto: Vânia Santana / PaNoRaMa
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A cólica menstrual, está presente na vida de muitas mulheres, levando as a um grande desconforto e um alto nível de irritabilidade; sido queixado no consultório por muitas. O que muitas não sabem, é que existem alimentos ingeridos nesse período pré-menstrual, (TPM) que pode agravar ainda mais esse quadro, como por exemplo alimentos gordurosos, embutidos como presunto, salsicha, condimentos como caldo de galinha e de carne, alimentos ricos em sódio, como molho inglês, refrigerantes e chá mate.

Saber que a alimentação pode contribuir de forma positiva neste período de tpm, é importante, pode –se considerar ‘aliviante’, pois existem alimentos ,que podem reduzir esses sintomas por possuírem ação anti-inflamatória, o plano alimentar deve ser rico em nutrientes com propriedades calmantes.

Ingerir bastante água e outros líquidos como chás claros, chá de frutas, como por exemplo, da casca de maçã, alimentos fonte de ômega 3, como semente de linhaça, salmão, sardinha, alimentos fonte de fibras, como legumes, verduras, e principalmente folhas verdes escuras, que contém mais cálcio. Incluir um fio de azeite nas 02 principais refeições é uma ótima sugestão, ter maior consumo de vitamina E (germem de trigo, castanhas ,banana, lentilha) nesse período pode contribuir para uma noite de sono melhor, contribuindo também com o humor. Aumentar o consumo de cromo, encontrado em levedo de cerveja e alimentos integrais, podem auxiliar na compulsão por doces, e falando em doce o que todas procuram e muitas vezes até exageram nesse período, é o consumo de chocolate, preferencialmente escolha os 70 % cacau ou acima, e associe com a prática de atividade física, assim terá uma maior liberação das endorfinas e maior relaxamento.

Procure um Profissional Nutricionista para elaborar um plano alimentar específico para sua rotina e seu objetivo.

Selma Assis Araújo CRN 5200-1
Pós Graduada em Clínica e Esportiva; Graduanda em Ortomolecular
Revisão: Laila Oliveira / Foto: Vânia Santana

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