Moda e Beleza

Cuidados com a pele durante o inverno

Foto: Vânia Santana
Gostou? Então ajude a divulgar. Compartilhe!

Durante o inverno, a umidade do ar baixa e as temperaturas mais frias, levam à diminuição na transpiração corporal. Deixando a pele mais seca.  Além disso nessa época é comum elevarmos a temperatura do chuveiro, assim retirando facilmente a oleosidade natural da pele. O clima frio e seco pode deixá-la com aspecto esbranquiçado, o que indica a desnaturação das proteínas. Para evitar que isso aconteça faça sempre uma hidratação corporal. Faça uma esfoliação uma vez por semana no rosto e a cada 15 ou 20 dias no corpo. Os cosméticos varrem as células mortas da superfície, elimina resíduos de maquiagem e ainda potencializa a ação dos hidratantes. Gaste mais tempo nos cotovelos, joelhos e pés, regiões mais ásperas.

Mantenha sempre uma alimentação saudável e a  pele hidratada. O ideal é ingerir alimentos que são fontes de vitaminas C,  minerais e antioxidantes, prevenindo o envelhecimento da pele. Entre as frutas ricas nessa vitamina, se inclui o morango, a laranja, a mexerica, o limão e a cereja, entre várias outras; os vegetais, como o brócolis, o repolho e a cenoura, são exemplos de alimentos para esta estação.

Durante o inverno, é muito comum que as pessoas diminuam a ingestão de líquidos, um erro brutal. A ingestão de água é extremamente importante para conservar a hidratação da pele e de todo o organismo, que, naturalmente, fica debilitado por causa do clima frio. Um corpo hidratado apresenta uma pele macia e elástica. Para pessoas que têm dificuldade em tomar água durante esta estação, uma dica: ingerir chás claros ou de frutas, dividindo a quantidade indicada para um dia, dois litros, entre água e chás. Assim, o consumo torna-se mais prazeroso.

Para uma pele hidratada, evite banhos quentes e muito demorados; evite usar buchas, que também contribuem para alterar a composição do manto hidrolipídico (hidratante natural produzido pelo organismo) que protege a pele. Use o hidratante ainda no banheiro, com aquele vaporzinho pós-banho, que ajuda na penetração do creme. Para peles oleosas, e acneicas, evite hidratante comum no rosto. Os lábios também costumam ressecar muito no inverno, geralmente são os primeiros a reclamar do frio. Por isso precisa ser hidratado, a dica nesse caso é usar hidratantes labiais. O Bepantol é o ideal, ele é um hidratante perfeito e é o “queridinho” entre a população, você pode passar o Bepantol nos lábios todos os dias antes de dormir, mesmo não estando no inverno. Além de ser usado nos lábios ele pode ser passado sobre tatuagens, evitando que as deixem ressecadas. Use filtro solar diariamente. Evite o ar condicionado, mais habitualmente usado no verão, mas muitas vezes também usamos no tempo frio no trabalho ou no carro. Evite o máximo que puder, já que ele rouba água do corpo e também resseca. Depois aproveite, e nos conte rapidinho como é ter uma pele maravilhosa com todas essas dicas!

Laila Oliveira
Foto: Vânia Santana
Jornalismo Portal Panorama

Gostou? Então ajude a divulgar. Compartilhe!
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top