No município, foram 18 inscritos e os jurados escolheram três nas categorias Almoço e Jantar, Lanche da Fazenda e Sobremesa Rural.

O lançamento do Festival Receitas do Campo ocorreu na última quarta-feira (14), no Parque de Exposições de Jataí. No município, foram 18 inscritos e os jurados escolheram três nas categorias Almoço e Jantar, Lanche da Fazenda e Sobremesa Rural. Segundo a coordenadora de Ações e Projetos do Departamento Técnico do Senar Goiás, Andréia Peixoto, os participantes são orientados a usar só ingredientes do meio rural, nada de temperos industrializados. “O objetivo é fazer com que os participantes sejam criativos e busquem lá na memória o tempero dos antepassados”, destaca.

Ânia de Sousa e a filha Samantha participaram e foram selecionadas com o Manuê, bolo de mandioca enrolado na folha de bananeira e assado no forno de barro, uma tradição que herdou da avó. Ânia ressalta que a receita é trabalhosa, mas vale o esforço pelo sucesso que faz com a família. “Para ficar pronto são mais de três horas, por isso só faço em momentos especiais. É tão gostoso que uma amiga sugeriu que eu fizesse para vender”, ressalta.

O projeto contempla três etapas – sensibilização e mobilização, realização do festival nos municípios e elaboração e publicação do livro Receitas com Histórias do Campo. A primeira tem o apoio dos coordenadores regionais e de instrutores do Senar Goiás na mobilização dos Sindicatos Rurais interessados em participar.  O presidente do Sindicato Rural de Jataí, Vitor Geraldo, diz que a adesão foi imediata, porque o Festival envolve a família e fortalece a autoestima da mulher do campo. “ O Sindicato abraçou o projeto porque percebeu a necessidade de resgatar tradições que, com o tempo, vão sendo deixadas de lado por causa do imediatismo imposto pela modernidade”, destaca.

Fonte: FAEG

Manuê 

Ingredientes

01 Prato de Mandioca Ralado
1/2 Prato de Açúcar
01 Prato de Queijo Ralado
1/2 Prato de Banha de Porco
01 Colher de Fermento em Pó
01 Copo de Leite
06 Ovos

 

Curau

Ingredientes

04 Espigas de Milho
01 L de Leite
01 Chávena de Açúcar
01 Pitada de Sal
Canela a gosto

 

Carne de Panela 

Ingredientes

01 Kg de Carne de Primeira (alcatra ou coxão mole)
02 Cebolas Picadas
03 Colheres de Banha de Porco ou Óleo
1/2 Cabeça de Alho bem Amassado
1/2 L de Água para Cozinhar
Temperos (pimenta do reino, cheiro verde e sal a gosto)

PaNoRaMa COD (16)PaNoRaMa COD (15)PaNoRaMa COD (14)PaNoRaMa COD (13)PaNoRaMa COD (12)PaNoRaMa COD (11)PaNoRaMa COD (10)PaNoRaMa COD (9)PaNoRaMa COD (8)PaNoRaMa COD (7)PaNoRaMa COD (6)PaNoRaMa COD (5)PaNoRaMa COD (4)PaNoRaMa COD (3)PaNoRaMa COD (2)PaNoRaMa COD (1)PaNoRaMa COD (36)PaNoRaMa COD (35)PaNoRaMa COD (34)PaNoRaMa COD (33)PaNoRaMa COD (32)PaNoRaMa COD (31)PaNoRaMa COD (30)PaNoRaMa COD (29)PaNoRaMa COD (28)PaNoRaMa COD (27)PaNoRaMa COD (26)PaNoRaMa COD (25)PaNoRaMa COD (24)PaNoRaMa COD (23)PaNoRaMa COD (22)PaNoRaMa COD (21)PaNoRaMa COD (20)PaNoRaMa COD (19)PaNoRaMa COD (18)PaNoRaMa COD (17)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE