O bloqueio começará no dia 30 de junho de 2017 e a partir dessa data, celulares irregulares que tentarem acessar redes de dados 4G, 3G e 2G no país receberão um aviso e, depois de dois meses e meio, terão o acesso às redes móveis e de ligações bloqueado.

A Anatel anunciou na última semana que irá bloquear o acesso dos smartphones conhecidos como “xing-ling”, ou seja, aqueles que não possuem IMEI válido no GMSA (GSM Association) e a homologação deste órgão brasileiro.

O bloqueio começará no dia 30 de junho de 2017 e a partir dessa data, celulares irregulares que tentarem acessar redes de dados 4G, 3G e 2G no país receberão um aviso e, depois de dois meses e meio, terão o acesso às redes móveis e de ligações bloqueado. Vale ressaltar que, segundo a Anatel, aparelhos sem certificação ou IMEI válido e que estão em operação antes dessa data limite, vão permanecer funcionando sem problemas.

Estima-se que dos 242 milhões de acessos móveis feitos atualmente, 13 milhões são de aparelhos irregulares, ou piratas. Além disso, cerca de 1 milhão de celulares sem IMEI ou sem homologação da Anatel são ativados mensalmente no Brasil.

Lembrando que aparelhos das marcas Xiaomi, OnePlus, Meizu e Huawei, mesmo não tendo homologação da Anatel, continuarão a funcionar já que os celulares dessas marcas são registrados no GSMA.

Para saber se o seu smartphone será bloqueado ou não, a Anatel disponibiliza o site Consulta Celular Legal, onde é possível verificar a situação do IMEI do aparelho.

Rosana de Carvalho – Site PaNoRaMa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE