De acordo com esta versão da BNCC, ao final do 1º ano do fundamental, os alunos devem saber escrever “espontaneamente ou por ditado” palavras e frases “de forma alfabética”, além de escrever o próprio nome, o nome dos pais e o seu endereço corretamente. Além disso, define que as crianças já devam ler palavras e pequenos textos.

Rosana de Carvalho – Site PaNoRaMa

Foi apresentado nesta quinta feira (06) pelo Ministério da Educação (MEC) o documento que define o que os alunos devem aprender em cada ano, desde a educação infantil ao 9º ano do ensino fundamental, não abordando o ensino médio, que deverá ter sua base apresentada no final deste ano. Esta é a terceira versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e agora este documento seguirá para análise final do Conselho Nacional de Educação (CNE).

De acordo com esta versão da BNCC, ao final do 1º ano do fundamental, os alunos devem saber escrever “espontaneamente ou por ditado” palavras e frases “de forma alfabética”, além de escrever o próprio nome, o nome dos pais e o seu endereço corretamente. Além disso, define que as crianças já devam ler palavras e pequenos textos.

Com esta determinação, muda-se a exigência atual, que define que as crianças devem ser alfabetizadas até os 8 anos de idade, ou seja, ao final do 2º ano, segundo o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

Outras alterações da terceira versão da BNCC no ensino infantil e fundamental:

– Ensino religioso será optativo;

– Conteúdo de história será organizado de acordo com a cronologia dos fatos;

– Língua inglesa será o idioma a ser ensinado de forma obrigatória a partir do 6º ano do ensino fundamental;

– Conceito de gênero não é trabalhado no conteúdo respeitando a pluralidade;

– No texto da BNCC existem as dez competências que os alunos devem desenvolver ao longo dessa fase escolar, como por exemplo, “utilizar tecnologias digitais de comunicação e informação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética”;

– Educação infantil ganhará parâmetros sobre quais são os “direitos de aprendizagem e desenvolvimento” para bebês e crianças com menos de seis anos;

Apesar disso, de acordo com MEC, esta base nacional deve chegar aos materiais didáticos e às salas de aula das redes públicas e privadas somente em 2019 e deverá definir até 60% dos conteúdos ministrados nas escolas.

Rosana de Carvalho – Site PaNoRaMa

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