O defeito, que é considerado grave, já causou a morte de mais de 10 pessoas em outros países. Entretanto, no Brasil, não há registro de acidentes relacionados ao problema no airbag, mesmo assim, mais de 2 milhões de carros de diversas marcas já foram convocados para recall no país por este problema.

Rosana de Carvalho – Site PaNoRaMa

A Toyota convocou mais de 500 mil unidades de veículos para realizar recall por conta de problema no airbag. Ao todo, os modelos envolvidos são: 223.518 unidades do Corolla, 138.346 unidades do Etios hatch e sedã e 176.866 unidades de Hilux e SW4.

O defeito, que é considerado grave, já causou a morte de mais de 10 pessoas em outros países. Entretanto, no Brasil, não há registro de acidentes relacionados ao problema no airbag, mesmo assim, mais de 2 milhões de carros de diversas marcas já foram convocados para recall no país por este problema.

Esta falha no airbag afeta veículos de diversas montadoras equipados com um tipo específico deste componente fabricado pela multinacional Takata. O airbag possui um componente químico chamado de nitrato de amônio que se deteriora quando entra em contato com a umidade e altas temperaturas. O problema em questão faz com que as bolsas de segurança se inflem mais rápido do que o previsto e dessa forma, a cápsula metálica que armazena o nitrato de amônio pode se romper e fragmentos dessa estrutura são projetados contra os passageiros, causando lesões graves ou até mesmo fatais.

A Toyota informou em comunicado sobre este problema e por isso recomendou o recall dos modelos já citados. Vale ressaltar que para alguns veículos, o procedimento será realizado em duas etapas, conforme descrito abaixo:

Corolla

Envolve os veículos fabricados entre outubro de 2013 e dezembro de 2014 e entre janeiro de 2010 e dezembro de 2012. O reparo será realizado em duas etapas, sendo que a primeira começa no dia 4 de abril deste ano e será feita nos veículos fabricados entre janeiro de 2010 e dezembro de 2012. Neste caso, o deflagrador do airbag do passageiro será desativado e a montadora colocará uma etiqueta alertando sobre isso. Em 26 de junho deste ano estes proprietários voltarão a uma oficina autorizada para concluir o reparo do Corolla e o airbag ser substituído por um que não apresente risco.

Os donos deste veículo fabricado entre outubro de 2013 e dezembro de 2014 farão o reparo em apenas uma etapa, que começará no dia 17 de abril, quando as autorizadas substituirão gratuitamente o deflagrador do airbag do motorista.

Etios

Os Etios convocados para recall foram fabricados entre janeiro e dezembro de 2014, modelos que apresentam falha no airbag do motorista, e entre agosto de 2012 e dezembro de 2014, os quais apresentam falhas no airbag do passageiro. Para aqueles que possuem o veículo com falha no airbag do motorista, farão o reparo em apenas uma etapa, que acontecerá a partir do dia 17 de abril, substituindo o deflagrador do airbag.

Já os veículos com problema no airbag do passageiro terão a bolsa desativada a partir do dia 4 de abril e com substituição somente depois do dia 7 de agosto desse ano.

Hilux e SW4

Para estes veículos, fabricados entre outubro de 2011 e dezembro de 2014, o recall acontecerá em apenas uma etapa, a qual será realizada a partir do dia 19 de junho e terão a bolsa do airbag do motorista substituída.
Para mais informações e numeração de chassis dos veículos envolvidos, o consumidor pode acessar o site www.toyota.com.br.

Rosana de Carvalho – Site PaNoRaMa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE