Gostou? Então ajude a divulgar. Compartilhe!

A raça sintética Braford é proveniente do cruzamento de gado da raça Hereford com animais zebuínos. Ela surgiu nos Estados Unidos e inicialmente a reprodução era feita com animais da raça Brahman, o que explica o seu nome. Depois, no Brasil, passou-se a utilizar outras raças zebuínas para cruzar com a britânica Hereford, como o Nelore ou o Tabapuã.

O objetivo do cruzamento de animais de grupos genéticos diferentes é aliar as qualidades das raças utilizadas, como neste caso, em que os animais produzidos são férteis, precoces e com boa musculatura, características advindas da raça Hereford, o que resulta em boa qualidade de carcaça. Por outro lado, o Braford herda dos zebuínos a rusticidade, resistência a parasitas como carrapato e alta adaptabilidade ao clima tropical.

Por conta de tudo isso, animais Braford possuem potencial para o abate precoce, mesmo em uma dieta a pasto, com forragens de baixa a média qualidade, como é o caso das regiões do cerrado. No Centro Oeste, graças ao seu potencial, a raça vem ganhando cada vez mais espaço nas fazendas de gado de corte, pois os produtores têm buscado produzir não somente em quantidade mais em qualidade, oferecendo ao mercado uma carne diferenciada.

A raça Braford se caracteriza por animais com pelagem vermelha e branca, pelos curtos e tem como marca registrada as manchas escuras em volta dos olhos.

Rosana de Carvalho – Site PaNoRaMa
Foto: Vânia Santana

Gostou? Então ajude a divulgar. Compartilhe!
Novo Mundo AQ728x90

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here