Alguns hábitos simples podem se tornar aliados para a mudança em seu corpo se tornar visível

Uma rotina de treino que gera resultados de fato tem significados diferentes para pessoas diferentes – afinal, as razões para praticar exercícios nem sempre é a mesma. Talvez você só queira manter seu coração saudável e reduzir o seu risco de doenças. Ou talvez tenha um objetivo específico, como completar uma prova corrida, perder peso ou construir músculos.

Fatores como exercício, dieta, sono, stress, saúde mental, alterações hormonais e até mesmo seus genes podem tornar a missão para você alcançar suas metas mais fácil ou mais difícil. Se seus objetivos envolvem perda de peso ou aumento de músculos, pode ser desanimador passar horas na academia e não ver grandes resultados mesmo após meses de empenho.

Enquanto alguns passos só podem ser dados com a ajuda de profissionais da saúde – como uma dieta prescrita por um profissional da nutrição –, as estratégias a seguir vão ajudar a maioria das pessoas a chegar mais perto das meta fitness:

1. Priorize o sono

Uma noite ruim de sono sabota seus esforços em vários níveis. A falta de descanso afeta os hormônios que controlam o apetite, fazendo com que você sinta a necessidade de comer lanches que forneçam energia rápida (geralmente alimentos altamente calóricos, açucarados e gordurosos). Além disso, seu metabolismo pode ficar mais lento e sua energia, cair. A dica é estabelecer um ritual relaxante para dormir, deixando os aparelhos eletrônicos longe da cama e evitar o consumo de cafeína perto da hora de dormir.

2. Tenha dias de recuperação ativos

A planilha pede descanso para hoje? Isso não significa que você deve se jogar no sofá com um pacote de salgadinhos. Uma boa opção é fazer uma caminhada com seu pet, um treino de corrida lenta, dar uma volta de bike pela vizinhança ou ir à aula de ioga – dependendo, é claro, do seu nível de condicionamento físico. Assim, seu corpo vai continuar em movimento (queimando mais calorias do que se você ficasse totalmente parada) e ainda descansará para treinos mais intensos.

3. Diminua os industrializados

Sabemos que uma rotina cheia de compromissos pede lanches rápidos e é praticamente impossível cortar todos os itens industrializados da alimentação, mas sempre que puder, dê preferência aos naturais. Uma boa dica é: se for consumir algo direto da embalagem, confira os ingredientes – quanto menor for a lista, melhor!

4. Fique de olho nas porções

Pode ser difícil controlar a quantidade do que você come, especialmente se está fora de casa. Mas mesmo que as escolhas forem saudáveis, fique de olho na quantidade para não acabar consumindo mais calorias ou nutrientes do que o recomendado para um dia.

5. Mantenha o equilíbrio

Comer os alimentos e as quantidades certas é importante para alcançar seus objetivos, mas comer algo que está fora da dieta habitual também aparece como uma ajuda importante para manter o equilíbrio e não acabar perdendo a linha mais tarde.

6. Divirta-se

Escolher um treino de que você realmente goste vai levar seus resultados mais longe: você vai sentir vontade de ir às aulas, colocar mais energia nos movimentos e não vai abandonar a modalidade tão facilmente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE