Colunistas

Você sabe sua composição corporal?

Gostou? Então ajude a divulgar. Compartilhe!

Sabia que o sucesso da sua conduta alimentar está diretamente relacionado a uma avaliação nutricional individualizada?

É comum muitas pessoas começarem a “seguir” uma conduta alimentar porque viram que fulano e ciclano obtiveram resultado, mas é primordial antes do início de qualquer mudança no estilo de vida, conhecer sua própria composição corporal e compete ao profissional nutricionista essa avaliação nutricional completa.

Seja qual for o objetivo, ganho de massa muscular, perda de peso, manutenção da saúde ou doenças gástricas, a realização dessa avaliação possibilitará uma intervenção otimizada para o sucesso da realização da conduta alimentar.

Nessa avaliação é realizada toda uma anamnese, logo em seguida toda antropometria e composição corporal através de uma fita métrica e de um adipômetro onde são obtidos dados fundamentais para diagnóstico e também parâmetro de comparação para evolução do paciente, porque através desses dados se tem o peso corporal, todos os perímetros e também as dobras cutâneas onde é identificada a quantidade de massa gorda e massa magra. Tem também a avaliação com a bioimpedância caracterizada por uma corrente elétrica de baixa amplitude e alta frequência que passa pelo corpo de forma imperceptível fornecendo quantidade de massa magra, massa gorda, taxa metabólica basal e água corporal. Esse exame de bioimpedância também mostra a massa magra de cada segmento do corpo de maneira fácil de identificar o correto desenvolvimento muscular de cada membro e do tronco, assim como possíveis desequilíbrios entre eles.

A realização de uma avaliação nutricional completa proporcionará um melhor monitoramento do ganho ou perda de massa gordurosa; do ganho ou perda de massa magra; avaliação dos níveis de hidratação; avaliação do impacto da atividade física na composição corporal, pois se sabe que as condições antropométricas estão correlacionadas a inúmeros riscos nutricionais, a doenças cardiovasculares e são também determinantes no rendimento de atividades físicas como nos esportes. Identifique sua composição corporal através de uma avaliação nutricional com um profissional, e adeque seu treinamento seja qual for seu objetivo.

Colunista: Selma Assis Araújo CRN 5200-1
Pós Graduada em Clínica e Esportiva; Granduanda em Ortomolecular
Revisão: Rosana de Carvalho

Aviso importante:
O conteúdo exibido nesta seção (COLUNA), apresenta caráter meramente informativo. O Portal PaNoRaMa não se responsabiliza pelo conteúdo dos colunistas que assinam cada texto, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal PaNoRaMa se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins

Gostou? Então ajude a divulgar. Compartilhe!
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top