O ato de lamber pode desencadear a liberação de endorfinas (substâncias naturais que promovem uma sensação de bem-estar)...

Colunista: Jackelyne Dutra – CRMV-GO 05767

Muitas raças, principalmente as de grande porte, que foram desenvolvidas geneticamente para pastoreio, puxar trenós, caçar e que gastavam uma grande quantidade de energia, foram transformados em cães de companhia e que vivem em um espaço limitado e com pouca atividade e normalmente sentem mais tédio ou estresse.

Mas qualquer cão, pode ter um estresse apenas com a separação do dono, por exemplo, quando os donos viajam, ou um outro animal é adotado pela família e ele perde a preferência, ou se fica muito tempo sozinho em casa, portanto, qualquer mudança na sua rotina pode ser estressante.

O ato de lamber pode desencadear a liberação de endorfinas (substâncias naturais que promovem uma sensação de bem-estar). O cão aprende que lamber traz essa sensação agradável, e continua a lamber. Descobrir a causa desse transtorno é fundamental para o veterinário indicar o tratamento correto.

O cachorro também pode lamber insistentemente as patas por outros motivos como dor, lesão, pulgas, carrapatos e alergia. Por isso, o veterinário deve ser consultado. Esse ato de lambedura faz com que a pele inflame, causando uma dermatite acral ou por lambedura. Pode ser em um local ou mais, geralmente nas patas dianteiras, traseiras e/ou no rabo.

O tratamento varia muito de animal para animal e das suas condições e por isso o transtorno obsessivo costuma ser de tratamento longo. Mudanças na rotina dessa família devem ser feitas de forma que o animal se sinta o mais confortável possível e para que esse estresse diminua. Existem os florais que podem ajudar no aspecto do estresse, tédio e ansiedade. Em casos mais extremos, antidepressivos e ansiolíticos são receitados. E claro, todo animal necessita de cuidados, muito amor e atenção, dedique um tempo com brincadeiras e passeios para seu animalzinho se distrair.

Colunista: Jackelyne Dutra – CRMV-GO 05767
Revisão: Rosana de Carvalho
Jornalismo Portal Panorama

Aviso importante:
O conteúdo exibido nesta seção (COLUNA), apresenta caráter meramente informativo. O Portal PaNoRaMa não se responsabiliza pelo conteúdo dos colunistas que assinam cada texto, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal PaNoRaMa se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE