Automóvel

Você sabia que o controle do portão pode bloquear o travamento das portas do carro?

Gostou? Então ajude a divulgar. Compartilhe!

Tem circulado nas redes sociais um vídeo mostrando um Ford Fiesta o qual não trava as portas pelo telecomando quando um controle de portão é acionado ao mesmo tempo. A partir daí muitas indagações surgiram sobre a veracidade ou não deste fato.

Para responder este questionamento, a revista QUATRO RODAS realizou um teste usando três veículos, um Hyundai Tucson, um Peugeot 208 e um Volkswagen Gol Track e um controle remoto de portão da Ipec, com frequência ajustada de forma analógica, um da PPA (digital) e dois da marca HCS, também digitais.

Com as portas destravadas do Tucson, ao acionar o controle do portão da marca HCS junto ao telecomando do veículo, o mesmo não travou suas portas. Já com os controles da Ipec e PPA, o travamento das portas ocorreu normalmente.

No Peugeot 208, o travamento das portas aconteceu de forma intermitente ao utilizar o controle da HCS. Entretanto, as portas foram trancadas de forma normal quando os controles de portão utilizados foram os da Ipec e da PPA.

Já no Volkswagen Gol, mesmo acionando qualquer um dos controles das diferentes marcas simultaneamente ao telecomando do veículo, as portas foram trancadas normalmente.

A explicação para este fato é que pode ocorrer uma interferência gerada pelos controles de portões nos sistemas de travamento por telecomando de alguns veículos, os quais operam na mesma frequência. Dessa forma, conclui-se que isso não ocorre com todos os controles de portões e nem com todo carro, é algo variável.

Mesmo assim, é importante sempre verificar o travamento do carro por meio dos avisos sonoros ou visuais e realizar o acionamento das travas o mais próximo possível do seu veículo.

Rosana de Carvalho – Site PaNoRaMa

Gostou? Então ajude a divulgar. Compartilhe!
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top