Mês de janeiro se encerrando e é comum ver muita gente querendo mudar a alimentação e o estilo de vida referente ao do mês anterior daquela viagem de férias. Mês de janeiro é o mês que chamamos mês dos sonhos, pois é nele que são traçados objetivos e mudanças a serem alcançadas.

Mês de janeiro se encerrando e é comum ver muita gente querendo mudar a alimentação e o estilo de vida referente ao do mês anterior daquela viagem de férias. Mês de janeiro é o mês que chamamos mês dos sonhos, pois é nele que são traçados objetivos e mudanças a serem alcançadas.

É comum ver estampado em capas de revistas títulos chamativos como ‘’perca peso em 15 dias’’ e até mesmo em sites de famosos é possível encontrar alguma chamada do gênero. Esse tipo de dieta faz com que pessoas acreditem que uma mudança tão séria como a alimentar pode ser realizada da noite para o dia, porém, isso pode ser feito de forma perigosa, pois a maioria se submete a uma restrição absurda e isso não favorece a saúde e pode desenvolver ainda problemas físicos e psicológicos após a realização dessas dietas.

Quer entrar em forma com qualidade de vida? Projeto EuSlim chega em Jataí

Então vem a pergunta: qual seria a melhor dieta? E a resposta depende, tudo na verdade é um conjunto, depende do estilo de vida, da quantidade de sono reparador, da prática de atividade física e com toda certeza uma alimentação mais funcional. Ter uma alimentação boa nos dias de hoje tem sido confundida por muitos alimentos chamativos processados que são adicionados de um ou outro nutriente e prometem ´´milagres´´, enquanto que é tão simples uma boa alimentação, porque uma melhor dieta é aquela que prioriza comida de verdade, o princípio é descascar mais e desembrulhar menos. Um protocolo muito falado nos dias atuais tem sido o Low Carb (baixo carboidrato), algo tão simples e lógico porque não justifica ter uma alimentação com mais carboidratos que os outros macros nutrientes que são proteína e gordura. Quando se reduz a quantidade de ingestão carboidrato que entra no nosso corpo consequentemente se reduz a quantidade de açúcar, o que nada mais é do que reduzir a biscoitos processados, farinha, industrializados em geral. Sabe-se que diminuindo esses alimentos processados e carboidratos de má qualidade, reduz a chance de diabetes, melhora a resistência à insulina, dificulta o desenvolvimento do câncer, melhora a qualidade do sono e também diminui o sobrepeso.

Aumentar a ingestão de comida de verdade é algo a se pensar como primordial em qualquer mudança no estilo de vida, alimentação saudável, a melhor dieta é aquela que sempre existiu, aquela que vem da terra. O despertar para descascar mais e desembrulhar menos, como pregava Hipócrates ´´Que seu alimento seja seu remédio e que seu remédio seja seu alimento´´.

É fundamental para uma mudança de estilo de vida com qualidade, seja para o emagrecimento ou para melhora do rendimento o aconselhamento de um profissional nutricionista.

Colunista: Selma Assis Araújo CRN 5200-1
Pós Graduada em Clínica e Esportiva; Granduanda em Ortomolecular
Revisão: Rosana de Carvalho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE