Com os preços da gasolina e até mesmo do etanol nas nuvens, é sempre muito útil calcular o consumo do seu veículo, como uma forma de se programar e, se possível, minimizar os gastos.

Rosana de Carvalho – Site PaNoRaMa

Com os preços da gasolina e até mesmo do etanol nas nuvens, é sempre muito útil calcular o consumo do seu veículo, como uma forma de se programar e, se possível, minimizar os gastos.

Para realizar este cálculo, a próxima vez que você for abastecer seu veículo, ao parar no posto de combustíveis, zere seu hodomêtro parcial e complete o tanque do carro. Feito isso, é necessário rodar pelo menos 200 km para conseguir fazer uma boa média. Dessa forma, assim que você retornar ao posto anote quantos quilômetros foram percorridos e encha novamente o tanque. Após isso, verifique quantos litros de combustível foram abastecidos.

Com estes dados, divida o valor da quilometragem percorrida pela quantidade de litros que o tanque pegou (Km rodados/litros = média de consumo). Para os especialistas, esta é uma forma prática e simples de conhecer o verdadeiro consumo do carro e além de calcular, é importante anotar todos estes valores para poder identificar, por exemplo, mudanças de consumo não justificáveis, podendo representar um problema no carro ou necessidade de manutenção, ou então, se o consumo aumentou pontualmente pode ser um indício de que aquele posto em que você abasteceu não está com um combustível de boa qualidade. Por isso é importante realizar esta conta toda vez que for abastecer.

Para ter uma noção se seu veículo está tendo um consumo bom ou ruim, na internet existem tabelas feitas pelo Inmetro que dão uma noção do consumo médio de cada modelo, entretanto, feitos em testes de laboratório.

Vale ressaltar que existem muitas variáveis que podem interferir no consumo de combustíveis do carro, sendo que as principais são:

  • – calibragem dos pneus;
  • – realização do mesmo percurso;
  • – alinhamento das rodas, que deve ser realizado a cada 10.000 km;
  • – uso do ar condicionado;

Rosana de Carvalho / Foto: Vânia Santana
Jornalismo Portal Panorama

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE