Um lindo cenário, apresentação musical, auditório lotado, tradução simultânea em libras e o tema acessibilidade e inclusão marcaram o evento de abertura do ano letivo de 2017 na rede municipal de educação nesta sexta-feira(20), no Centro de Cultura e Eventos Dom Benedito Domingos Cóscia.

O encontro, que envolveu todos os servidores da rede, foi preparado pela Secretaria Municipal de Educação, sob o comando da Secretária Eliana Melo Machado Morais. Na oportunidade, estiveram presentes, o Prefeito de Jataí, Vinícius Luz, a Subsecretária Regional de Educação, Marina Silveira, o Diretor da Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí, Alessandro Martins, a Presidente do Sintego, Milta Magalhães, autoridades e é claro, os participantes da mesa redonda: o Doutor em Educação Especial Vanderlei Balbino da Costa, o Promotor de Justiça da Juventude, Infância e Educação, Flávio Cardoso Pereira e o Especialista em Reabilitação Neuropsicológica Kendrew Everton Saes de Lima.

Durante o evento, Alessandro Martins, que representou as instituições de ensino federais de Jataí, lembrou que a UFG está na cidade há trinta e sete anos e que Vinícius participou do importante processo de transformação da instituição em Universidade Federal de Jataí, projeto que tramita no Congresso Nacional e felicitou a equipe da Professora, Doutora Eliana, desejando que Jataí seja um pólo de Educação pública e de qualidade.

Marina Silveira, ao usar a palavra classificou a iniciativa como histórica e emocionante e falou da felicidade em poder estabelecer parceria com o Município e discutir o trabalho da Educação no Município. E completou dizendo que essa união anima, estimula e encoraja os profissionais da área.

Já Milta Magalhães disse que a classe confia no projeto e na pessoa de Vinícius Luz e afirmou que os servidores, que há anos se sentem penalizados, são premiados ao ver o Executivo buscar o Sindicato. Ela afirmou ainda, que acredita na valorização dos profissionais por essa gestão.

Ainda nos momentos iniciais do evento, a Secretária da Educação também fez uso da palavra agradecendo a participação de todos, se dizendo honrada com o convite do prefeito Vinícius Luz para assumir a pasta. Ela aproveitou para falar do trabalho que passou a desenvolver logo que seu nome foi anunciado. Afirmou ter visitado todas as quarenta unidades escolares que compõem a rede, agradeceu as sugestões e reivindicações que recebeu e disse que a partir daí, passou a buscar uma equipe comprometida com gestão democrática, autonomia, formação, atendimento humanizado e com os princípios do amor exigente.

Eliana ainda fez um apanhado das ações que realizou durante esse tempo: reuniões com entidades ligadas à Educação, elaboração do calendário escolar em parceria com os diretores das unidades, proposição do edital de matrícula para conhecer a demanda, viabilização da reabertura de salas de aula fechadas, reestruturação das escolas em tempo integral, reorganização do ensino oferecido no campo, com eliminação das salas multisseriadas, reestruturação da própria secretaria e seus projetos, revisão de gratificações e horários de trabalho, estudo para a implementação do Plano Municipal de Educação, implantação de Ouvidoria e ainda do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão e encerrou agradecendo a confiança em seu nome, dizendo que há muito o que fazer e reforçando que todos devem trabalhar unidos por uma educação de excelente qualidade no Município.

Depois da secretária, Dra Simone, vice-prefeita, fez uso da palavra ressaltando que Jataí vive um tempo de mudanças e que todos devem se manter unidos e contribuir para que os objetivos sejam alcançados.

O Prefeito Vinícius Luz também falou aos presentes, oportunidade em que elogiou a condução dos trabalhos da Educação pela secretária e afirmou que essa gestão entrará para a história da cidade.

Vinícius ainda ressaltou que os destinos dos jovens estão nas mãos de todas as redes de ensino e destacou a importância da integração para o sucesso na formação desses cidadãos.

Na oportunidade, o prefeito ainda afirmou ter estado no dia anterior, com a Secretária de Educação do Estado, Raquel Teixeira, ocasião em que cobrou a retomada das obras da escola Século 21 e a construção de uma escola na região dos Bairros Cidade Jardim.

Ele ainda agradeceu a confiança de todos, agradeceu aos parceiros pela contribuição e anunciou que o piso salarial da categoria será pago ainda no salário do mês de janeiro, momento em que foi muito aplaudido. Para finalizar informou que logo outras conquistas serão anunciadas e declarou oficialmente aberto, o ano letivo de 2017.

Feito isso, a secretária Eliana Melo Machado Morais, apresentou a missão, a visão, os valores e objetivos da Secretaria da Educação e apresentou aos presentes, os servidores que trabalharão na sede da Secretaria.

Logo após, a mesa redonda foi composta e a discussão sobre Acessibilidade e Inclusão foi estabelecida.

O primeiro a falar foi o Promotor de Justiça, Dr.Flávio Pereira que elogiou a secretária, dizendo que esperou anos para encontrar alguém com a visão de Eliana, que tem histórico acadêmico e profissional invejável, segundo ele. Abrindo os debates sobre o tema do dia, o Promotor, levou aos participantes informações sobre o número de pessoas portadoras de necessidades especiais no Brasil: 45 milhões de pessoas, segundo o senso de 2010, o que representa 24% da população. Ele ainda falou sobre as leis que garantem os direitos dessas pessoas e sobre a importância da educação bilíngüe em libras e aproveitou para solicitar que professores e diretores monitorem os casos nas escolas e avisem as autoridades caso percebam descaso da família.

Depois do Promotor, foi a vez do especialista em Reabilitação Neuropsicológica Kendrew Everton Saes de Lima usar a palavra. Ele trouxe sua experiência em consultório aos servidores do Município e afirmou que a escola deve manter um diálogo aberto com os pais e acolher carinhosamente as crianças portadoras de necessidades especiais e aconselhou a escola a, nos casos de suspeita de algum tipo de necessidade, alertar os pais sobre a busca de ajuda profissional. E finalizou afirmando que o compromisso com essas crianças deve ser de todos.

Dando sequência aos debates, o Professor, Doutor, Vanderlei Balbino, especialista em Educação Especial deu início a sua apresentação lembrando que o desafio é grande e que é preciso promover a inclusão, revendo os projetos político-pedagógicos das escolas e envolvendo os pais, professores, coordenadores e diretores. Ele ainda lembrou as diversas barreiras enfrentadas pelos portadores de necessidades especiais e que a sociedade não pode acreditar que a luta pela inclusão seja só das pessoas que dela necessitam.

Diante dos conteúdos apresentados, os servidores tiveram a oportunidade de colocar suas opiniões e fazer questionamentos aos debatedores.

O evento foi encerrado pela Secretária Eliana Melo Machado Morais, que conclamou todos a, em 2017, receber os alunos e suas famílias de forma calorosa e a construir uma nova realidade na Educação de Jataí.

DECOM / Fotos: Vânia Santana – PaNoRaMa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE