Quando o assunto é água, os gatos são extremamente exigentes. Seus ancestrais viviam no deserto, por isso normalmente eles já bebem pouca água...

Colunista: Jackelyne Dutra – CRMV-GO 05767

Quando o assunto é água, os gatos são extremamente exigentes. Seus ancestrais viviam no deserto, por isso normalmente eles já bebem pouca água. E como são animais estritamente carnívoros, eles consumiam muito da água que necessitavam nas carcaças de suas presas. Hoje, esses animais foram domesticados e normalmente comem ração seca, necessitando do consumo de água. A urina dos felinos é bastante concentrada, e com pouco consumo de água essa concentração pode levar a precipitação de cristais e formação de cálculos urinários, problemas renais e urinários são muito comuns nos gatos. Por isso a importância de incentivá-los a consumir água.

Com pequenas mudanças e observando o comportamento e preferências de seu animalzinho você pode evitar que o mesmo se desidrate. Algumas dicas são:

  • Sempre trocar a água da vasilha, que deve ser limpa e fresca.
  • O material da vasilha de água é preferível que seja de inox, vidro ou porcelana porque vasilhas de plástico tendem a acumular mais cheiros, bactérias e fungos.
  • O formato do pote de água pode influenciar, muitos gatos não gostam de molhar ou encostar seus bigodes na beirada da vasilha, sendo melhor utilizar um pote de boca mais larga.

Um erro muito comum é colocar a vasilha de água perto da ração, ou da caixinha de areia. Mesmo a ração do gato pode cair dentro da vasilha de água, fazendo com que esta modifique o sabor e o gato não a consuma.

Colocar vários vasilhames de água espalhados pela casa aumentam as chances do gatinho beber água.

Existem gatos que gostam de beber água corrente e por isso é importante observar a preferência de seu animalzinho. Abrir a torneira bem fraquinho e deixa-lo beber direto é uma forma. Mas hoje já existem recipientes que simulam uma torneira para que o gatinho beba água e fontes para deixar a água oxigenada e fresca.

Colocar um gelo dentro da vasilha de água também ajuda, pois gatos são curiosos e brincalhões e logo vão querer pegar o cubinho de gelo e acabarão bebendo a água.

Seja qual for a forma que seu bichano goste de beber água, sempre o incentive a consumir. Isso evitará muitas doenças do trato urinário.

Colunista: Jackelyne Dutra – CRMV-GO 05767
Revisão: Rosana de Carvalho
Jornalismo Portal Panorama

Aviso importante:
O conteúdo exibido nesta seção (COLUNA), apresenta caráter meramente informativo. O Portal PaNoRaMa não se responsabiliza pelo conteúdo dos colunistas que assinam cada texto, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal PaNoRaMa se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE