O laboratório de Monitoramento de Ferrugem Asiática de Jataí, em parceria com a UFG, identificou o primeiro foco de ferrugem asiática em uma área comercial da universidade.

O Laboratório de Monitoramento da Ferrugem da soja do Sindicato Rural de Jataí em parceria com a UFG-Regional Jataí-GO encontrou no início da semana o primeiro foco confirmado de Ferrugem Asiática da soja em Goiás. O foco foi encontrado na região de Jataí nas proximidades da UFG. Estamos realizando as análises de monitoramento desde o dia 15/11. O laboratório funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 07:30h – 11:00h / 13:00h – 17:30h, lembrando que as análises são gratuitas para todos os produtores rurais, sendo associados do Sindicato Rural ou não.

Participam da análise, a Profª Luciana Celeste, fitopatologista da UFG; Aline Rezende, Engª Agrônoma do Sindicato Rural, responsável pelo laboratório e três estagiários do curso de Agronomia da UFG. O resultado é divulgado ao  cliente que fez a entrega da amostra e quando o avaliador encontra na amostra a primeira folha contendo uma única lesão típica de P. Pachyrhizi, a informação da ocorrência de foco da doença é divulgada na mídia para que os produtores se preparem para a pulverização com fungicida imediatamente.

O monitoramento consiste na avaliação de amostras de folhas coletadas aleatoriamente na região para detecção precoce das primeiras lesões causadas pelo patógeno. Cada amostra consiste de folhas recolhidas no terço inferior e médio de plantas escolhidas aleatoriamente em cada talhão de uma propriedade rural. As folhas amostradas deverão ser colocadas em sacos plásticos, contendo um chumaço de algodão embebido em água.

Atualmente, a principal medida de controle disponível aos agricultores é o uso de fungicidas. Além do uso de fungicidas, tem-se o “Vazio Sanitário”, que é uma medida legislativa que visa atrasar o início da epidemia a cada ano, de maneira a assegurar a eficiência dos fungicidas. Essa medida visa reduzir o inóculo inicial do patógeno no início da safra. Em Goiás, o Vazio Sanitário regulamenta o plantio da soja durante a entressafra, não permitindo lavouras comerciais no período entre 01 de julho a 30 de Setembro.

SRJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE