Segundo o diretor-presidente da Anvisa, Jarbas Barbosa, por conta dos resíduos de agrotóxicos estarem geralmente na casca, a retirada dela já ajuda a diminuir esta quantidade.

De acordo com um relatório elaborado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e divulgado na última sexta feira (25), quase 99% dos alimentos vegetais consumidos pelos brasileiros estão livres de resíduos de agrotóxicos que podem oferecer algum risco à saúde.

Para elaborar o documento, 12 mil amostras de 25 produtos foram coletadas entre 2013 e 2015. Estes itens representam 70% da dieta vegetal do brasileiro, incluindo a laranja, que teve 12% das amostras reprovadas, estando entre os produtos que mais apresentaram riscos, e o abacaxi, com 5% de reprovação. O principal motivo foi a contaminação por carbofurano, um tipo de agrotóxico.

Segundo o diretor-presidente da Anvisa, Jarbas Barbosa, por conta dos resíduos de agrotóxicos estarem geralmente na casca, a retirada dela já ajuda a diminuir esta quantidade. Além disso, no relatório constam também informações sobre irregularidades relacionadas aos limites máximos de resíduos e o uso de produtos não autorizados para determinada cultura. Dessa forma, entre todo o material coletado, 20% das amostras foram consideradas insatisfatórias. Desse valor, 16% são de agrotóxicos com uso não autorizado e cerca de 4% por ultrapassarem os limites permitidos.

Rosana de Carvalho – Site PaNoRaMa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE