Cães & cia

Posso dar ossos para os meus animais?

Gostou? Então ajude a divulgar. Compartilhe!

Cães e gatos são animais carnívoros, e ficam loucos por um pedacinho de carne ou ossinho. Na verdade, é importante estimular o cão a roer, até pela limpeza mecânica dos dentes. Sim, você pode dar ossos, mas somente ossos arredondados e bem grandes, praticamente inquebráveis, como o osso do joelho do boi. Normalmente, esses ossos são descartados pelo açougue. E no mercado pet existem ossos naturais tratados e até defumados exatamente para que o cão roa e elimine o tártaro. A vantagem desses ossos defumados é que atraem menos moscas.

O osso cozido, frito, ou assado não deve ser oferecido ao animal, pois o calor irá mudar sua composição deixando-o mais rígido e causando fraturas nos dentes dos cães, ou se transformando em lascas enquanto o cachorro vai roendo. É indicado congelar o osso em freezer por pelo menos 3 dias para inativar possíveis parasitas presentes nas peças cruas. Depois de ficar congelado por esse tempo, descongele o osso na parte mais baixa da geladeira por cerca de 12h e o ofereça ao cão. Deixe o animal roer esse osso recreativo por cerca de 45 a 60 minutos. Depois de roídos eles devem ser descartados, pois vão apodrecer e atrair moscas para o local.

Ossos de galinha, costela, ossos pequenos e que contêm tutano não podem ser oferecidos de forma alguma para o seu cão, pois podem ser fatais, causando feridas e perfurações gastrintestinais por se partirem em lascas muito pontiagudas e rígidas. Então, tomando todas as precauções o osso certo pode ser oferecido para o seu cão sim e ele ficará feliz e desestressado.

Colunista: Jackelyne Dutra
Revisão: Rosana de Carvalho
Jornalismo Portal Panorama

Aviso importante:
O conteúdo exibido nesta seção (COLUNA), apresenta caráter meramente informativo. O Portal PaNoRaMa não se responsabiliza pelo conteúdo dos colunistas que assinam cada texto, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal PaNoRaMa se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins.

Gostou? Então ajude a divulgar. Compartilhe!
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top