A equipe do site Panorama esteve presente no local e entrevistou alguns dos presentes na ocupação, estudantes que são contra as medidas impostas pelo governo.

Em reunião realizada no dia 26/09 (quarta-feira) diversos estudantes da Universidade Federal de Goiás – Regional Jataí ocuparam o Centro de Ciências Humanas, localizado no campus Jatobá da universidade.

A equipe do site Panorama esteve presente no local e entrevistou alguns dos presentes na ocupação, estudantes que são contra as medidas impostas pelo governo.

De acordo com o estudante de História, Leandro Silva Onofre Júnior, o movimento foi criado a partir de uma insatisfação dos estudantes de cursos de licenciatura com as medidas do governo, tais como a PEC 241, Reforma do Ensino Médio e Escola Sem Partido. A partir dessa insatisfação, alguns estudantes se dispuseram a criar uma frente de luta que abrangesse todos os cursos de licenciatura da universidade e posteriormente todos os outros cursos da Regional Jataí.

O estudante informou ainda que foi convocada no dia 26/09 uma assembleia geral do curso de História na qual deflagrou-se a greve estudantil dos alunos deste curso e nesta mesma assembleia, foi votada a proposta de ocupar o centro de Ciências Humanas, onde tanto a greve e a ocupação foram discutidas, votadas e deliberadas coletivamente.

Para Leandro e os diversos estudantes presentes “a ocupação se tornou uma nova estratégia de luta iniciada pelos secundaristas, vimos que as ocupações estão causando mais impactos como formas de resistência, do que estratégias adotadas anteriormente. Assim, decidimos ocupar somando forças com o movimento de mais de 1200 instituições de ensino e estamos dispostos a levar a luta e a discussão até a comunidade civil.”

Segundo Aira Munique Rios, Luiz Fernando de Oliveira e João Vitor Moraes, estudantes do curso de Letras, hoje (27/10) acontece a assembleia geral do curso de Letras na qual haverá votação para a deflagração da greve estudantil e o apoio na ocupação do Centro de Ciências Humanas.

Os estudantes emitiram a seguinte nota à imprensa presente no local:
“Nós somos uma frente estudantil formada pelos alunos da UFG, somando força a greve dos técnicos – administrativos e as mais de 1200 instituições de ensino públicas ocupadas numa posição de indignação aos ataques a educação e aos trabalhadores brasileiros, como exemplo a PEC 241que congela os investimentos na saúde, educação e aumento real do salário minimo por 20 anos”.

ocupado-ufg-jatai-2

Cleidiane França / Foto: Alex Alves
Jornalismo Portal Panorama

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE