Apesar da quantidade de jovens adeptos à leitura no Brasil ainda ser considerada pequena quando comparada a outros países, este número vem crescendo. Mesmo assim, diversos desafios devem ser superados para que cada vez mais jovens tenham acesso aos livros e à educação, principalmente se levar em consideração que atualmente 2,8 milhões de crianças e adolescentes estão fora das escolas.

De acordo com um levantamento feito pelo Ibope e Instituto Pró-Livro em maio deste ano, 67% do público leitor do Brasil é composto por jovens entre 18 e 24 anos. Isso representa um crescimento de 14% em relação a 2014. Ainda segundo os dados dessa pesquisa, adolescentes entre 11 e 13 anos são os que mais leem por gosto, ou seja, sem nenhuma obrigação escolar.

Em relação aos gostos literários do público leitor jovem do Brasil, a pesquisa identificou principalmente livros sobre celebridades virtuais e séries, merecendo destaque neste ano o romance “A Seleção”, da escritora norte-americana Kiera Cass. “Jogos Vorazes” também possui bastante popularidade entre os leitores mais jovens e para aqueles entre 14 e 20 anos, os campões de popularidade ainda continuam sendo “Harry Potter” e “Clube da Luta”.

Rosana de Carvalho – Site PaNoRaMa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE